TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONTAGNINI, Rosely Cardoso;CAVA, Laura Célia Cabral; ANDRADE,Klésia Garcia.Ensino Das Artes E Música: Pedagogia-- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Monografias: MONTAGNINI, Rosely Cardoso;CAVA, Laura Célia Cabral; ANDRADE,Klésia Garcia.Ensino Das Artes E Música: Pedagogia-- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Pedagogia

Pedagogia

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Marcelamantovani 09 outubro 2013

Palavras: 2587 | Páginas: 11

O solo de Cachoeiro de Itapemirim é conhecido por possuir ricas jazidas de mármore, que embelezam o cenário natural que cerca a cidade. Hoje, 100% do mármore é extraído da Região Sul., junto com mais 14 municípios que compõem o Arranjo Produtivo Local do setor no Sul do Estado, destaca-se como maior pólo de beneficiamento de rochas das Américas. Uma beleza a parte, e que hoje colocou o município como pólo econômico da região, que detém as maiores jazidas de mármore do país. Um orgulho para os cachoeirenses e um destaque cada vez maior para Cachoeiro que hoje é conhecido internacionalmente por causa da produção de mármore e granito. A capital internacional do mármore e granito abriga o maior pólo beneficiador de rochas do país, e tem a maioria dos teares.

A história da mineração do Mármore e Granito no Espírito Santo tem como marco o início das atividades da fábrica de cimento de Cachoeiro de Itapemirim em 1924. A fábrica foi criada no governo Jerônimo Monteiro, por volta de 1912, quando foram instaladas as Companhias Industriais do Espírito Santo. A utilização do calcário e sua mineração datam de antes de 1878, quando era usado para a fabricação de cal, tijolos e telhas.

A extração do mármore teve início em 1957, na propriedade de Horácio Scaramussa, filho de imigrantes Italianos, em Prosperidade, também em Cachoeiro.. A atividade de serragem criou uma demanda de oficinas especializadas em manutenço de equipamentos para o setor de rochas ornamentais. Diante da necessidade de aumentar a quantidade e fazer a manutenção dos teares em operação, foi criada uma empresa que englobasse a fabricação de teares e outras máquinas, além de prestar serviços de manutenção. No final da década de 70, houve a descoberta de grandes reservas de granito no Espírito Santo, que passou a figurar na lista dos maiores produtores nacionais.

O interesse da Itália e de outros mercados pelo suprimento de matéria-prima fez com que, além do mercado nacional, se vislumbrasse a entrada no mercado internacional, num momento em que o potencial do setor se formava com o beneficiamento, atendendo o mercado interno e com isso Cachoeiro de Itapemirim foi ganhando espaço e sendo conhecido internacionalmente,.

Plano de Aula para crianças de 4 anos

Conteúdo: Exploração e conhecimento de rochas ornamentais, sua importância na nossa cidade, respeito a natureza, respeito às leis do meio ambiente, respeito ao coleguinha, aprendizagem de tamanho, cores, formas e quantidade, superfície lisa ou grossa, coordenação motora, conhecimento do corpo na parte superior, meio e inferior, ordem e despertar a criatividade,

Disciplinas: Matemática, Arte e Música e Natureza e Sociedade

Horas: 04 horas

Objetivo: Fazer com que as crianças tenham o conhecimento do que se passa ao seu redor, e fazê-la entender a lógica do saber, entendimento sobre cores, números, quantidade, tamanhos, formas, desenvolver a coordenação motora, respeito ao próximo, atenção, confiança, criatividade e conhecer o real valor da natureza na vida do homem e trabalhar a linguagem do corpo com movimentos e danças.

Metodologia: Aula expositiva dialógica (debates e discussão), utilização da música através do Cd, exposição de obras de arte de artista que utilizam pedras em suas obras, amostras de pedras de vários tipos, formas e tamanhos, brincadeiras que podem ser realizadas com as pedras, poema para ser apresentado através do desenho, placas de cores diferentes, atividade em grupo, explorar o ambiente ao redor.

Recursos: Os recursos foram as pedras, as amostras de obras de artes dos artistas Richard Long e de Amélia Toledo e o poema de Carlos Drummond de Andrade. Escultor inglês, Richard Long nasceu a 2 de junho de 1945, em Bristol, na Inglaterra. A partir dos anos setenta, Long produz esculturas e instalações permanentes para espaços interiores ondedesenvolve as suas experiências anteriores ao nível do recurso a composições geométricas simples (linhas,círculos, espirais) e do emprego de materiais naturais. Amélia Toledo (São Paulo, 1926) é uma artista plástica brasileira. Atua como pintora, desenhista, escultora e gravadora, é também designer de jóias e professora. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental".

Música de chegada

Acolhimento ( Receba os aluno com muito carinho)

Música de chegada Eu já cheguei, na sala já estou,

Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,

Bom dia coleguinhas,

Trá lá lá lá lá,

Acabamos de chegar;

Trá lá lá lá lá;

Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,

Nós viemos pra escola;

Nossa vida é cantar, hei!

Levar algumas pedrinhas para a sala de aula e converse com as crianças.

Vocês sabem o que é isso.

Onde encontramos.

Vocês conhecem algumas brincadeiras que podemos realizar com essas pedrinhas.

O que mais podemos fazer com essas pedrinhas.

Esses elementos são pedras ou rochas e que são extraídas da terra, da natureza. (Uma foto de extração de rochas, para mostrar que, para a retirada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com