TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais

Por:   •  16/8/2015  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Comportamento Organizacional

Aula-tema 03: Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais

‘’Todo mundo quer um trabalho desafiador. Essa afirmação é falsa. Muitos empregados realmente querem ter trabalhos desafiadores, interessantes e complexos. No entanto, apesar de toda a atenção dada pela mídia, pelos acadêmicos e pelos cientistas sociais ao potencial humano e à necessidades dos indivíduos, algumas pessoas se dão melhor em serviços mais simples e rotineiros.’’ (Robbins, Judge e Sobral (2010). Comportamento Organizacional. Teoria e Prática no Contexto Organizacional. São Paulo: Pearson, p.235).

Título: O trabalhador e o mercado de trabalho

Quando se fala em trabalho muitos falam que só não tem emprego quem não quer. Essa frase está correta pois todos são capazes de aprender novas tarefas e praticá-las. Claro que não vamos atribuir para uma mulher o trabalho braçal pesado por exemplo, ou atribuir a um homem uma tarefa delicada como bordar, mas dentro do padrão de gênero podemos instruir um cidadão para que este realize certas tarefas.

Hoje em dia existem muitos cursos de capacitação profissional, cursos técnicos e graduações e muitas vezes gratuitas, como alguns projetos do governo que oferecem cursos e encaminham para vagas de emprego. Então vendo por este ângulo, cabe apenas ao cidadão se especializar em algo de que goste e procurar se inserir no mercado de trabalho.

Existem várias áreas de emprego que não tem pessoal qualificado para a função como pedreiro por exemplo, o pessoal nesta área são os que vêm do nordeste, pernambuco por exemplo, procurando oportunidades em São Paulo ou cidades grandes, e pela falta de estudo acabam trabalhando como auxiliares em obras, copeiras e empregadas domésticas. Mas estes empregos não são desvalorizados, muito pelo contrário, necessita de pessoal para estas funções e ai é importante capacitar essas pessoas para realizar essas tarefas com êxito.

Vendo estes fatos, as pessoas costumam dizer que querem entrar em grandes empresas e realizar trabalhos grandes, difíceis, mas tem medo de encarar essas áreas e mergulhar de cabeça em algo novo. Integrar-se em uma empresa nova

por exemplo é assustador dependendo do ofício que lhe será empregado, e muitas vezes opta-se por permanecer na mesmice em vez de enfrentar o mercado de trabalho que é vasto e inovador.

Logo, não é só por preguiça que as pessoas permanecem no pouco e no que sabem fazer ou estão acostumados a fazer, mas por medo de tentar e conhecer a vastidão de oportunidades que está a sua frente. Começar um emprego novo é desafiador, e o ser humano gosta de desafios mas de certa forma acaba sendo como uma ameaça ao seu mundo particular, gerando este desconforto.

As pessoas deviam ser encorajadas a buscar sempre mais, além de aperfeiçoamente em suas áreas de atuação, mas também buscar conhecimento em outras áreas e no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com