TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petrobras e a Responsabilidade Socioambiental

Tese: A Petrobras e a Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

A Petrobras e a Responsabilidade Socioambiental.

Responsabilidade Socioambiental trata-se de um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social e o cuidado ou conservação ambiental.

Atualmente, presenciamos vários problemas ambientais, temos alguns considerados como “maiores”, tais eles como: aquecimento global, desmatamento, extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos, etc. A natureza está sofrendo várias conseqüências por causa da ação do homem, e a previsão de cientistas e pesquisadores é que este cenário piore. Tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar, é considerando um fator de interferência. Nas organizações, o que mais se evitam são problemas que causem alguma disfunção no andamento de alguma tarefa. Percebemos claramente que ética e responsabilidade socioambiental estão ligadas uma a outra, pois ética é a hierarquia de valores morais, e principalmente o exercício da responsabilidade socioambiental. A sociedade passou a utilizar energia fóssil como combustível de maneira extensiva a partir da segunda metade do século XIX, e seu uso foi intensificado pelo o desenvolvimento da petroquímica e pela popularização dos automóveis no final do século retrasado e início do século passado. Mas, o Petróleo continuou como a principal fonte de energia por todo o século XX, papel que continua a desempenhar nos dias de hoje, apesar de um recente e progressivo declínio.

Temos, no mundo dez indústrias petrolíferas consideradas como as mais ricas do mundo dentre elas estão: BP, EXXON MOBIL e a PETROBRAS (empresa brasileira). O Petróleo passou por uma crise que teve início quando se descobriu que o recurso natural não é renovável. Em decorrência disto, ou utilizado o fato como pretexto o preço do Petróleo sofreu muitas variações, marcando efetivamente cinco momentos de crise do produto, dentre os momentos podemos citar o primeiro que foi em 1956, quando o presidente do Egito nacionalizou o canal de Suez que era de propriedade de uma empresa Anglo-Francesa. Já a segunda aconteceu em 1973, como via de protesto ao apoio que os Estados Unidos dava a Israel durante a guerra de Yom Kiper, a terceira, quarta e quinta veio logo em seguida das citadas anteriormente. O Petróleo é uma fonte de energia muito rica, porém não há investimentos para transformá-lo em uma fonte de energia limpa, porque ainda estamos na era do Petróleo, que ainda é uma fonte abundante e relativamente barata de energia. Apesar do mesmo, ser muito criticado ele da mais lucros que qualquer outro tipo de energia ,por isso enquanto ele for barato para o mercado internacional nunca terá investimentos para que o Petróleo se transforme em energia limpa e passar a ser menos poluidor.Existem no mundo várias leis ambientais tais elas consideradas como de legítimas dominações.Quando se trata em “Responsabilidade Socioambiental”,vejamos que é um assunto extenso ,por esse motivo possuem conteúdos que são coerentes e incoerentes .Eles são coerentes porque falam do mesmo assunto, porém ao mesmo tempo percebemos claramente que eles abordam outros temas por isso eles ficam incoerentes pelo fato de serem de autores e produtores diferentes eles possuem discursos diferentes ,porque cada um tem sua personalidade ,sua forma de analisar e expressar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com