TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem

Por:   •  12/3/2021  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico:

EMERSON MONTEIRO

R.A.:

201475905

Curso: PSICOPEDAGOGIA

Disciplina: SAÚDE COLETIVA

Valor da atividade: 2.0

Considerando as informações elencadas na ATIVIDADE 01 - PSICO - SAÚDE COLETIVA - 2021A – Questão 1 e com base nas aulas ministradas pela professora da disciplina, elabore um texto dissertativo comentando sobre quais são os principais objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Seu texto dissertativo deve ter em média 10 linhas.

Segue o texto

O Ministério da Saúde juntamente ao Governo Federal implantaram a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), com o objetivo de ampliar e conscientizar a população masculina aos serviços de saúde, levando em consideração a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS): “A implantação da Política contribuirá para a redução da morbidade, da mortalidade e vai melhorar as condições de saúde desta parcela da população". A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem trabalha com cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; prevenção de violência e acidentes; e saúde sexual e reprodutiva.

A saúde do homem está intimamente ligado as práticas que ele adota, seja em relação a alimentação, realização periódica de exames, vacinação em dia, a prática de exercícios ou a falta dela. Mas, o homem contemporâneo, por conta da agitação frenética do dia-a-dia, acaba deixando de lado os cuidados com a sua própria saúde, fatos estes, muitas das vezes ligados às questões culturais e de gênero; isso se deve ao fato da construção e representação do conceito sobre o “ser homem” decorrer de uma multiplicidade de convenções sociais e culturais envolvidas em estereótipos de gênero, que ressaltam a ideologia hegemônica de masculinidade, bem enraizados em nossa sociedade, o que dificulta, muitas das vezes por ignorância, a tomada de comportamentos e atitudes direcionadas ao cuidado da sua saúde.

A PNAISH, vem de encontro como política de enfretamento acerca dos dados científicos preocupantes de que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem em média sete anos a menos que as mulheres e desenvolvem mais doenças. O propósito desta Política Nacional é conscientizar o sexo masculino a procurar o serviço de saúde periodicamente uma vez ao ano. Alcançando, pelo menos, cerca de 2,5 milhões de homens entre 20 e 59 anos. Pois o diagnóstico precoce de doenças, aumenta as chances de tratamentos mais eficazes. Por isso, a importância dos homens adotarem a realização de exames periódicos em suas rotinas.

Contudo a PNAISH foi concebida para propor estratégias para melhorar a assistência à saúde e apresentar os desafios de promover a mudança na atenção à saúde do homem. Desta maneira, aponta-se como essencial a realização de mais saberes que problematizam a assistência à saúde dos homens sob a perspectiva de gênero, com a finalidade de promover maiores esclarecimentos sobre a importância da inserção da população masculina no nível da atenção básica de saúde. Nesse sentido, reforça-se a implementação da PNAISH como importante ferramenta governamental para vigilância, prevenção e promoção à saúde do público masculino, na busca pela diminuição dos impactos individuais e coletivos e pela ampliação da expectativa de vida, progressão satisfatória do envelhecimento, fortalecimento do autocuidado e melhoria da qualidade de vida e saúde desta população alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com