TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOSTRA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL – POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE NUTRIÇÃO

AMANDA ALBUQUERQUE

GABRIELA DOS SANTOS ROLIM

JESSICA DENISE DE MEDEIROS

LUÍZA JUSSARA

MARLEINE SARMENTO

KARINE FELIX

VERA LÚCIA RIBEIRO

MOSTRA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL – POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER

NATAL - RN

2017

AMANDA ALBUQUERQUE

GABRIELA DOS SANTOS ROLIM

JESSICA DENISE DE MEDEIROS

LUÍZA JUSSARA M. DANTAS SILVA

MARLEINE SARMENTO

KARINE FELIX

VERA LÚCIA RIBEIRO

MOSTRA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL – POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER

Trabalho de pesquisa apresentado a disciplina de Saúde Coletiva, do curso de nutrição da turma 2NB. Como requisito parcial para obtenção da nota da segunda unidade.

                                                                                    Orientador:

                                                                                    Prof.: THIAGO RENEE – M.Sc.

NATAL - RN

2017

1. INTRODUÇÃO

Há algumas décadas a assistência e o atendimento à mulher restringiam-se apenas a saúde materna ou a ausência de enfermidade associada ao processo da reprodução biológica.

Segundo o ministério da saúde, a política nacional de atenção integral a saúde da mulher tem como objetivo promover melhoria nas condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legais constituídos bem como a ampliação e acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo o território brasileiro.

Os principais campos de ações voltadas para a saúde da mulher são os direitos sexuais e reprodutivos com ênfase na melhoria da atenção obstetrícia, planejamento familiar, atenção a prática de aborto inseguro e no combate a violência doméstica e sexual. Englobando também, prevenção e tratamento de mulheres portadoras do vírus HIV, portadoras de AIDS, doenças crônicas não transmissíveis e do câncer ginecológico como por exemplo o câncer de colo de útero e também o câncer de mama.

A secretaria nacional de política para as mulheres – SPM, tem como missão reverter a desigualdade entre mulheres e homens, melhorando a qualidade de vida das mulheres brasileiras, considerando toda a sua diversidade, assegurando direitos legalizados a partir da implementação de políticas públicas.

Diante dos dados apresentados este trabalho visa mostrar as políticas públicas e os programas voltados para atenção da saúde integral para a mulher.

2. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo abordar as políticas nacionais públicas de atenção à saúde integral voltadas para a saúde da mulher de forma cênica em sala de aula e de forma teórica mostrando resultados e discussões sobre o referido assunto.

3. METODOLOGIA

 

        Foram realizadas algumas pesquisas sobre políticas públicas de atenção integral à saúde da mulher bem como as leis que as regulamentam e como funcionam na prática.

        Dentro do contexto dessas políticas, foi planejado e elaborado uma ação cênica para ser apresentada em sala de aula, voltada para prevenção do câncer de mama, uma vez que, este tem sido um dos problemas mais recorrentes no que diz respeito a saúde da mulher. Segundo dados da agência internacional para a pesquisa do câncer, o câncer de mama é o mais comum e que mais mata mulheres no mundo todo.

Foram feitos cartazes ilustrativos e informativos explanando o autoexame da mama como fator de prevenção. Também foram coletados e distribuídos folders explicativos no hospital da liga do Rio Grande do Norte contra o câncer, instituição filantrópica que recebe ajuda do Sistema único de saúde devido as políticas públicas voltadas para a saúde.

        Realizou-se ainda uma palestra e um depoimento verídico de uma paciente vítima do carcinoma, afim de esclarecer dúvidas a respeito dos direitos, acesso a exames e tratamentos oferecidos pelo SUS, bem como, a importância dessas ações realizadas em unidades básicas de saúde graças a essas políticas de atenção à saúde da mulher para promover a prevenção e cura desta e de outras doenças que afetam as mulheres.

4. RESULTADOS

         

A ideia inicial de saúde da mulher teve início na conferência de Alma Ata em 1978 com a participação dos movimentos feministas. Mas, a construção da política nacional de atenção integral a saúde da mulher – princípios e diretrizes, só teve início em 2003, quando a equipe técnica de saúde da mulher avaliou os avanços e retrocessos desencadeados na última gestão pública. Em 2004, o ministério da saúde lançou o Programa nacional de atenção integral a saúde da mulher o PNAISM – princípios e diretrizes, construída a partir da proposição do sistema único de saúde - SUS e respeitando as características de uma nova política de saúde. Essa política elaborada com base em diagnósticos epidemiológicos devido a situação da saúde da mulher no Brasil teve grande importância, pois, marca o reconhecimento que as mulheres precisavam para poder contar com diretrizes que orientassem as políticas de saúde da mulher e que fossem asseguradas e regidas pelas leis deste país.

O PNAISM contribui para o fortalecimento dos direitos das mulheres no campo da saúde, dos direitos sexuais e reprodutivos. Possui estratégias e atuações diferenciadas para cada área da saúde da mulher como: Promoção da atenção obstetrícia e neonatal, qualificada e humanizada, tendo como prioridade diminuir a morte materna, incluindo a assistência em casos de abortamento em condições inseguras, o que é previsto em lei para mulheres e adolescentes neste caso os cuidados ficam por conta da rede cegonha que também envolve o planejamento familiar, parto, puerpério, nascimento, crescimento e desenvolvimento do bebê. A mulher tem apoio contra a violência doméstica e sexual através da implementação das ações no campo da saúde feminina pelo programa mulher viver sem violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com