TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Do Enfermeiro

Ensaios: A Pratica Do Enfermeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O ato de cuidar é o elemento central da atuação dos enfermeiros, Os cuidados estão pautados numa abordagem humanística que visa atender o paciente em toda sua integralidade e isso requer um alto custo emocional dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva. Diante disso o objetivo deste estudo é revisar a prática do enfermeiro na assistência humanizada em Unidade de Terapia Intensiva e compartilhar a experiência e o conhecimento construído na relação com paciente e equipe de enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura com coleta de dados Lilacs e Scielo. A mostra foi constituída por 18 artigos, publicada entre 2002 e 2011. As principais percepções encontradas referem-se ao relacionamento interpessoal, a comunicação, o desgaste emocional. Considera-se que essas percepções assumem grande importância no processo de humanização.

Palavras-Chave: Assistência humanizada. Enfermeiro. UTI. Integralidade. Cuidado.

ABSTRACT

The act of caring is the central element of the performance of nurses. Cares are guided by a humanistic approach that aims to meet the patient in all its completeness, and this requires a high emotional cost of professionals working in the Intensive Care Unit. Thus, the aim of this study is to review the practice of nurses in ICU humanized assistance. This is a literature review with data collection. The show was comprised of 18 articles, published between 2002 and 2011.s, published between 2002 and 2011. The main insights found refer to interpersonal relationships, communication, emotional distress. It is considered that these perceptions are very important in the process of humanization.

Keywords: Cares. Humanized Assistance. Nurses. ICU. Completeness.

1. INTRODUÇÃO

O ato de cuidar é o elemento central da atuação dos enfermeiros e, para que tudo aconteça corretamente, é preciso identificar as necessidades dos pacientes e as formas de sua resolução, tendo enfoque no desempenho humanizado. Portanto, no decorrer de suas atividades, os profissionais precisam se preparar para proporcionar atendimento tanto no âmbito emocional, psicológico e social, quanto a assistir na adaptação de limitações do tratamento da doença, sendo então indispensável o adequado preparo da equipe de enfermagem (GARGUILO et al, 2007).

Para Vila e Rossi (2002), o cotidiano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) faz com que os trabalhadores de enfermagem, não tenham atenção ao aspecto humano, por isso é necessário a humanização do tratamento, para que assim haja uma real assistência ao ser humano.

Segundo Martins e Ribeiro (2010), o humanizar baseia-se em uma união de ações que cuidam tanto da saúde como também do ambiente e da satisfação do enfermeiro, ou seja, cuidando do todo.

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) surgiu nos anos 60 para tratar de clientes muitos enfermos e que necessitavam de um atendimento exclusivo e especial. Neste ambiente são utilizados equipamentos com alta tecnologia o que tornou a atenção intensa e ao mesmo tempo amedrontadora e solitária. (OLIVEIRA; OLIVEIRA e LUCCHESE, 2011).

É essencial o processo de interação, o compromisso dos profissionais associado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com