TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação Física Geral

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Verônica Aparecida Martins da Rocha

RA 8010913

Preparação Físicas Geral

Projeto de Prática

Periodização na Preparação Física

Primeiro Portfólio 3º ciclo

                                                        São Paulo

                                                            2019

Após ler os materiais disponíveis, sabemos que para uma boa performance tanto no esporte quanto na modalidade esportiva, devemos entender o momento de uma intervenção correta e dos intervalos para o descanso individual. Para que sejamos um profissional conceituado devemos saber usar corretamente o calendário para as competições em foco, programar e planejar as atividades corretas para cada treino da modalidade do atleta e aluno.

A periodização do treinamento é importante para um treinamento de alto nível de competição e também para um treino em geral. Para que o treinador/professor tenha controle sobre o treino e do retorno esperado e para que o atleta/aluno tenha um bom rendimento e atinja seus objetivos positivamente. Com a avaliação do indivíduo no geral, se já treina ou não, e principalmente sua individualidade biológica. Tento essas informações precisas o treinador/professor pode direcionar com segurança de maneira eficiente o atleta/aluno em sua especificidade.

Sendo assim, trataremos dos assuntos que abrange os modelos de priorização.

Na periodização clássica de força e potência, periodização que trabalha com aumento progressivo de intensidade e decréscimo do volume com variações nos microciclos, variações que são feitas de 1 a 4 semanas. As variações são feitas desta forma pela repetição de cada ciclo. A tendência geral dos programas é o aumento linear uniforme na intensidade, e com esse aumento a um decréscimo do volume do exercício, evitando o excesso de exercício. Com o aumento da intensidade do exercício o sistema nervoso faz as adaptações necessárias para a junção das unidades motoras. A periodização clássica de força e potência também chamado de treinamento linear, tem a combinação de 2 a 4 mesociclos criando um macrociclo, com 1 ciclo de descanso ativo após a fase de pico. Essa periodização clássica de força e potência deve ser repetida durante várias vezes no período de 1 ano para ser desenvolvida a hipertrofia, levando o indivíduo a usar o máximo de sua potência.

A periodização não linear, o atleta/aluno tem um programa base de 3 a 6 semanas, permitindo variação substancial na intensidade de cada semana de um mesociclo.

Dentro do programa não linear de 3 a 6 semanas, existe variações na intensidade e no volume, para que os praticantes aprendam os exercícios e se recuperem das dores musculares nos dias de treino intensivo. Durante um microciclo existe diversas variações no volume e intensidade no treino, como por exemplo a duração e intervalo e sequencia do exercício, sendo de 2 a 3 minutos de descanso durante as series por exemplo, que serão reduzidos de forma progressiva durante os intervalos de exercícios, para favorecer os ganhos do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com