TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA ATUALIDADE

Trabalho Escolar: A QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA ATUALIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  2.335 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As expressões da questão social e o surgimento do serviço social.....................4

2.2 A questão social no Brasil.....................................................................................4 2.3 As expressões da atualidade................................................................................5

2.4 O manifesto da população nos dias de hoje contra as expressões da questão social...........................................................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6

REFERÊNCIAS...........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A desigualdade social é um problema que acompanha o nosso país há muito tempo, quando pensamos que o trabalho escravo acabou nos enganamos, pois tem muita gente que vivi hoje em uma situação parecida, um exemplo disso era a maneira como eram tratados os operários no século XIX que eram explorados por seus patrões, foi daí que surgiram as questões sociais para combater essa exploração e acabar com a desigualdade social, a questão social tornou-se o objeto de trabalho do serviço social, onde seu objetivo é acabar com essas desigualdades.

Hoje no Brasil o governo é o responsável por desenvolver projetos sociais que visam acabar com os problemas que envolvem as questões sociais, mas a realidade não é bem essa, por outro lado o que o governo faz é deixar as pessoas cada vez mais dependente dele, visando apenas os seus interesses e não os da população. Em questão de políticas sociais o nosso país ainda tem que progredir muito se quiser realmente acabar com a desigualdade social, pois a miséria que o cerca ainda é grande.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 As expressões da questão social e o surgimento do serviço social

A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a criação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estava em situação de miséria, pois o processo de urbanização e industrialização fez com que a classe operária fosse atingida pela pobreza. Dessa maneira o foco da questão social estava relacionado ao conjunto das expressões das desigualdades da sociedade o que acabou sendo um problema para a sociedade burguesa, pois os operários passariam a ter consciência sobre as condições precárias em que trabalhavam e seus direitos.

A questão social está ligada a desigualdade social e ao sistema capitalista de produção, onde o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, o que torna um campo fundamental de intervenção do Serviço Social, pois é ele que determina como os lucros de uma sociedade são divididos e estes fatores foram o ponto de partida para o surgimento do serviço social que tem como objetivo criar programas e projetos que der auxílio aos mais necessitados. Essa intervenção é feita através do Assistente Social, é ele o profissional responsável que luta para que acabe essa desigualdade social.

2.2 A questão social no Brasil

No Brasil, final do século XIX, a questão social surgiu para combater o modelo econômico que explorava o trabalho livre. A pobreza e os demais problemas individuais, mas a sua responsabilidade ficava por conta da elite econômica, que eram os causadores dessa desigualdade social, dessa forma saiam com prestígio aos olhos da sociedade.

Hoje o governo é o responsável por cuidar das questões sociais, criar políticas sociais em beneficio da sociedade, mas não mudou muita coisa o índice de pobreza em nosso país ainda é grande a diferença entre as classes sociais é grande, e o resultado disso é o desemprego, marginalidade, violência, problemas que resultam no desequilíbrio político e social brasileiro. Para muitos a questão social é responsabilidade do governo, mas não é bem assim, pois o que gera essa desigualdade social muitas vezes é a falta do conhecimento que empobrece o cidadão, não é só a pobreza material mais também a intelectual.

2.3 As expressões da atualidade

O que podemos observar é que o governo só se importa com aquilo que é do seu interesse, problemas como fome, educação e saúde pública precária, são ignorados, o governo só se preocupa com o que é uma ameaça para ele, como por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com