TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 A QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE......................................................................4

2.1 Expressões sociais no surgimento do Serviço social e atualmente.

2.2 Relação entre as refrações da questão social do passado e do presente.

  • CONCLUSÃO...........................................................................................................8
  • REFERENCIAS............................................................................................................9

        


  • INTRODUÇÃO

O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. A questão social desde muito é encarada pela própria sociedade como responsabilidade tão e somente do governo. Por outro lado, os problemas sociais passaram a ser encarados como decorrentes da carência de recursos materiais e intelectuais, assim com da pobreza. Esta, por sua vez, vista como causa individual e de responsabilidade de cada um.

O presente trabalho tem como objetivo refletir e criticar as mudanças sofridas pela questão social desde o seu inicio até os dias de hoje. Vamos entender quais eram as expressões sociais no surgimento do serviço Social e se ainda são as mesmas, quase são as expressões sociais na atualidade e como a sociedade se manifesta em relações a essas expressões.


  • A QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE

Quando analisamos profundamente sobre a História do Serviço Social nos deparamos com a idade antiga onde, observamos que naquela época as pessoas necessitadas, doentes e idosas eram de total responsabilidade de suas famílias ou de sua tribo de convívio, sendo assim, as autoridades não lhes davam qualquer assistência seja na área da saúde, habitação nem alimentação, que eram respaldos apenas pela igreja. O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio–econômico–político da época.

“O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia, como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.” Olema Pellizze

Na década de 30 o Brasil vivia o processo iniciante de industrialização de importações, num contexto de capitalismo dependente e agroexportador. No período de 1930 a 1935, o governo brasileiro sofre pressões da classe trabalhadora, que é então controlada através da criação de organismos normatizadores e disciplinares das relações de trabalho, em especial através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. E é em meio a essas pressões  que fez emergir, na sua gênese capitalista, a Questão Social, que também decorre das pressões e dos questionamentos da sociedade da época, que passava por grandes transformações, no plano do conhecimento científico, sob a influência de Durkheim, Darwin, Marx, Freud e outros (PELLIZZER, 2008, p. 15).

 “A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77)

Questão Social tem como principal conceito ser o conjunto das expressões da desigualdade social. Surgiu na Europa, no século XIX, com objetivo de exigir a elaboração de políticas sociais em benefício da classe trabalhadora. Com o processo de urbanização e industrialização, deu-se a origem do empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à instalação de políticas sociais.

Atualmente, a questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. Por está muito vinculada com a desigualdade social, a questão social acabaram favorecendo a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política.

  • EXPRESSÕES SOCIAIS NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL E ATUALMENTE

No final do século XIX, em virtude dos grandes acúmulos urbanos, os problemas sociais cresceram principalmente devido do modelo econômico capitalista que explorava o trabalho livre. A pobreza e os demais problemas, que eram de responsabilidade privada, ficavam a cargo da filantropia, da caridade proveniente da elite econômica, a Igreja Católica, (a própria causadora), saindo-se ainda com prestígio social pelos “atos fraternais”.

A exploração da mão de obra se destaca como a maior expressão da Questão Social da época. Os problemas causados pelo sistema capitalista tratava o trabalhador como escravo, buscando sempre obter lucro com o derramamento intenso do suor do proletariado. Com a modernização no setor econômico brasileiro no século XIX, que resulto o desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais (educação, renda, saúde, etc.), o desemprego, a fome, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Enquanto no surgimento do Serviço Social, a Questão Social buscava melhoria de vida para os trabalhadores, nos dias atuais essa realidade não parece mudar, tornando-se apenas mais um agravante nas expressões causadas pela desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com