TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Ensaios: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA TÍTULO: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LEGISLAÇÃO, NOVAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS

Santana de Parnaíba,

2014.

APS – TEMA: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LEGISLAÇÃO,

NOVAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS

Relatório de Atividade Prática

Supervisionada (APS) para avaliação no 4º semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Santana de Parnaíba,

2014.

Resumo

A Educação Física, tem sido um tema muito abordado ultimamente, pois vivemos em mundo onde hoje se vende estética, nossa sociedade desde os primórdios vivia um conflito entre a ética e a estética, quando uma esta em alta a outra tende a cair, é algo meio que utópico as duas andarem juntas, mas parece que mesmo com tanta ênfase no estético no bonito, no forte... Estamos encontrando um ponto onde se vê a atividade física como saúde não como os eugenistas, mas uma saúde promissora, um novo patamar onde o viver mais também é sinônimo de viver melhor. Então poderemos ver através deste trabalho que apesar do seu longo histórico a educação física ainda tem muito a evoluir e mostrar ao mundo suas inúmeras aplicações.

Palavra chave: Sociedade, viver melhor, Educação Física.

Sumário

1.Introdução 4

2. Desenvolvimento 5

2.1 Fatores que influenciam a inserção da criança na escola 6

2.2 Teorias da importância do brincar 6

2.3 Em termos de educação 7

2.4 A educação física na educação 8

3. Considerações finais 9

4. Referências Bibliográficas 10

1.Introdução

A educação física é uma matéria, um estilo de vida, uma profissão, um passado presente e essencial para um futuro...

Primeiramente para podermos entender melhor a Ed. Física, devemos conhecer um pouco de sua historia, ver o que faz dessa ciência algo tão importante em nossa sociedade.

A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação.

seus primeiros relatos vem desde a pré-história, onde se precisava desenvolver capacidades corporais com a finalidade de ganhar seus desafios, porque era uma questão de vida ou morte. Só que tudo isso acontecia de maneira inconsciente, mas é neste período que podemos verificar os primeiros registros da força física humana sendo exercida.

O corpo humano adquiriu uma anatomia que nada mais é do que o resultado evolutivo de um refinamento realizado por nossos ancestrais que necessitavam correr, nadar, levantar, pular, entre outros exercícios para a sua sobrevivência. Estes princípios foram aperfeiçoados com base nas necessidades de ataque e defesa, mostrando que neste processo evolutivo a agilidade, destreza e a força eram qualidades que os tornavam privilegiados com relação a outros animais. O nosso polegar, por exemplo, nos difere de outros animais possuímos este desenvolvimento para nos dar possibilidade, por exemplo, para o arremesso.

Historiadores desvendaram que no Oriente os humanos logo começaram a se tornar mais civilizados devido aos exercícios que tinham um sentido moral preparatório para a vida. Na Índia, a atividade física estava completamente unida com o ensino e a religião daquela sociedade. Algumas práticas na China conferiam a guerra de forma a aprimorar as qualidades físicas e motoras dos guerreiros.

O berço dos esportes, remota à sociedade grega antiga, em um momento onde a atividade física era muito importante e estava ligada a intelectualidade e a espiritualidade em forma de mitologia e de filosofia de vida, onde o corpo bem definido possuía bons olhares, tais como vitalidade, destreza, saúde e é claro, força. Foi nesta época em que os próprios gregos criaram os Jogos Olímpicos, onde os mesmos faziam homenagens aos seus deuses com a prática de competições.

No Brasil a educação física teve origem graças a uma miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo. Mas a educação física como disciplina possui a sua origem por volta da metade do século XIX, sendo este o período do Brasil Império, onde existiam leis que incluíam a ginástica na grade de ensino dos estudantes. Porém, apenas na década de 1990 que a atividade física obtém um status mais amplo na sociedade, até se tornar o que conhecemos atualmente. A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, que relatam indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português. Segundo Ramos (1982), esta foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil.

De modo geral, sabe-se que as atividades físicas realizadas pelos indígenas no período do Brasil colônia, estavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com