TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REGIÃO CENTRO OESTE E A PRESERVAÇÃO DO CERRADO

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA ALUNO:GABRIEL MARTINS PAZ RA:299HG8

REGIÃO CENTRO OESTE E A PRESERVAÇÃO DO CERRADO APS

GOIÂNIA 2020-05-25

Objetivos        1

Objetivo Geral        1

Objetivos específicos        1

Introdução        2

ReferenciaTeórico        3~7

DISSERTAÇÂO        8~ 13

Região centro-oeste        8~9

Cerrado        9

A importância do Cerrado        10

Devastação do cerrado        10

Oque podemos fazer?        11

Fauna        11~12

Animais em extinção no cerrado        12

Flora.        13

Linhas de códigos        14~24

Blocos e design do app.        25~26

Site Pronto        27~28

BIBLIOGRAFIA        29

  1. Objetivo Geral

Analisar e compreender os perigos que o cerrado da região centro oeste do Brasil vem sofrendo nas últimas décadas,Com Base em: pesquisas e artigos encontrados na internet e em livros confiáveis é a análise em mapas sobre a evolução do desmatamento do cerrado da região centro oeste.

  1. Objetivos específicos

Para que possam analisar as informações ambientais do cerrado da região centro- oeste,contemplar, assim, o objetivo Geral, seguem os procedimentos específicos abaixo.

  • Indicar os perigos que o cerrado da região centro-oeste vem sofrendo dada a sua vulnerabilidade, diante aos processos da fragilidade da preservação do mesmo.
  • Anexar mapas sobre os avanços do desmatamentos do cerrado da região.
  • Elaboração de um site informativo sobre o cerrado e a preservação do mesmo, assim relacionando o meio ambiente com a tecnologia.
  • Elaboração de um app que reflete as informações do sites.
  •         Indicar para as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  1. Introdução

A região Centro-Oeste Possui uma Área de 1.612.000 km² , Que representada pelos seguintes estados brasileiros: Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso Do Sul e Mato Grosso. A Região Centro Oeste tem como o principal bioma o cerrado, Cerrado que Atualmente esta muito ameaçado de desmatamento por ser um bioma muito vulnerável ao desmatamento.

Enquanto Muitos olhos estão voltados para a floresta amazônica, a diversificada vegetação do Cerrado vem sendo varrida do mapa, pela sua vunerabilidade, pois a épocas no ano que a vegetação fica mais propicia a queimadas ou seja a vegetação fica mais seca fazendo com que a vegetação se transforma em combustível para as queimadas.

O Presente Trabalho sobre A importância da preservação do meio ambiente no Centro-Oeste, onde irei retratar a importância da Fauna, Flora, rios, lagos, cavernas na região é sobre a importância de preservá-los. E expor idéias e medidas que pode ser tomadas para a preservação do cerrado e de outros biomas.

Tenho como o objetivo de conscientizar as pessoas, sobre a preservação desse belo bioma, repleto de paisagens lindas, tal preservação que se não for preservada pode fazer com que o bioma entre em extinção.

  1. ReferenciaTeórico

5.1.1 Desmatamento e Conservação do Cerrado

O cerrado e o segundo maior bioma da America do sul,só perde para a Floresta amazônica, e um assunto que vem se destacando muito no momento e a preservação e a degradação do mesmo e seus efeitos colaterais na sociedade e na Biodiversidade.

Genival Fernandes(2009) e Rocha Laerte Guimarães(2009), ressaltaram em um artigo para a faculdade federal de Goiás(UFG), esse minha afirmação logo acima onde os mesmo,dizem que por conta do desmatamento gera a perda de biomassa,toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal,perda de folhagem entre outras conseqüência.

“Várias são as formas de mudanças na cobertura da vegetação passíveis de detecção por dados satelitários, i.e. perda de biomassa causada por desmatamento, queimadas, perda de folhagem devido às estações climáticas ou estresse hídrico”. (Rocha, 2009)

Desmatamento como já mencionado, causado pela vulnerabilidade do bioma, pois a vegetação desse bioma se mostra em determinadas épocas do ano, uma vegetação propensa a queimas, pois a vegetação fica seca, ocasionando a perca de folhagem o bioma.

E   como   conseqüências    dessa    mudanças    poderão    ocorrer    uma    série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem,Principalmente nos países tropicais.como o Brasil.

“Podemos dizer que a situação do Cerrado é bastante crítica e preocupante. Mesmo os recentes esforços do Ministério do Meio Ambiente - MMA de identificar áreas prioritárias para a conservação e iniciar um processo de organização do conhecimento sobre a biodiversidade do bioma não têm sido capazes de conter a atual tendência ao desaparecimento do Cerrado.” (Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro,2004,pag.8)

Segundo os autores do artigo “Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro” Por mais que os esforços de órgãos responsáveis pelo meio ambiente vem tomando recentemente, como identificar áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, a situação do cerrado continua critico, pois o problema da ma conservação já vem de muito tempo atrás

Ambas autores citados acima, ressaltam que o cerrado esta em ‘crise’,crise que foi gerada principalmente pelo uso agrícola da terra sendo conhecido desde a década de 1970 como a "nova fronteira agrícola" do Brasil, com grandes plantações de soja, algodão, milho e cana-de-açúcar. Que resulta a busca de novas terras para a pratica da mesma.

Segundo dados da WWF (World Wide Foundation), O Cerrado já foi desvastado;

  • Cerca de 60% do cerrado goiano já foi desvastado, dando lugar a pastagens;
  • 6% foram destinados à agricultura
  • 14% destinados à ocupação urbana e construção de estradas;
  • somente 19% de cerrado se encontra conservados;

Algo totalmente preocupante para toda sociedade goiano e nacional, pois Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele,Já que os seres humanos só conseguem sobreviver graças à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (958.5 Kb)   docx (758 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com