TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem Organica

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM  GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

POLO: FACULADADE DE NEGOCIOS DE BELO HORIZONTE - MG

2ª SÉRIE

AIESKA GONÇALO PEREIRA        RA 5061629976

RELATÓRIO FINAL

PROINTER II – PROJETO INTERDISCIPLINAR II

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: ADRIANA BARBOSA GONÇALVES

BELO HORIZONTE

2016.2

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

POLO: FACULADADE DE NEGOCIOS DE BELO HORIZONTE - MG

2ª SÉRIE

AIESKA GONÇALO PEREIRA        RA 5061629976

PROINTER II

(PROJETO INTERDISCIPLINAR)

Trabalho apresentado ao do Curso Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de notas da disciplina Prointer II – Projeto Interdisciplinar II.

Orientador (a): Tutor (a) a distância Adriana Barbosa Gonçalves.

BELO HORIZONTE/MG

2016.2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................5

3. CONCLUSÃO....................................................................................................................9

REFERENCIAS....................................................................................................................10



1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre levantamento de dados e pesquisa de campo para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa do ramo de Reciclagem Animal, atividade que processa as partes não comestíveis do abate, as transformando em gorduras e farinhas de origem animal. Hoje o Brasil está entre os quatros maiores produtores desses produtos no mundo. A reciclagem de um modo amplo vem promovendo diversas mudanças na sociedade em geral, entre elas esta a reciclagem orgânica, a mesma é associada a uma nova destinação de resíduos de origem animal. A reciclagem dos restos de animais apresenta-se como uma solução razoável, e de grande relevância quando comparado aos grandes centros urbanos onde a demanda por alimentos é maior.

No processamento de alimentos sempre resulta uma fração de resíduos, que por suas características orgânicas requer uma atenção maior das autoridades de vigilância sanitária e ambiental. Em especial alimentos de origem animal apresentam matéria orgânica facilmente putrescível, sendo um ambiente propício para o desenvolvimento de microorganismos e elevado potencial de atração de animais como insetos e roedores.

Em todo o Brasil são poucas as empresas desse ramo, no estado de Minas Gerais existem apenas três empresas que realizam a reciclagem dos retos de animais, uma delas situa-se na cidade de Sabará, no bairro Gaia, a atividade executada é a reciclagem orgânica, de vísceras, ossos, sangue, entre outros restos, coletados de açougues e matadouros, sendo de extrema importância ao meio ambiente a atividade realizada. No entanto á controvérsias, pois ao longo do processo são emitidos gases odoríferos, que afetam o bem estar da população local, além do incomodo os gases odorantes podem causar dores de cabeças, enjôos, insônias, vômitos, irritação no sistema nasal e olhos. (SCHIFFMAN, BENNET e RAYMER, 2001 in RODRIGUES, Augusto, 2011).

Todo o processo gera resíduos sólidos, líquidos, gasosos. Para que a Indugaia implante o SGA de forma eficaz são necessárias algumas mudanças para que tenha o seu resultado positivo. O SGA é uma estrutura organizacional que com a finalidade de estabelecer o equilíbrio entre as atividades produtivas e econômicas da empresa e o meio ambiente.

Para sua eficácia é de extrema importância que algumas etapas possam ser seguidas, pois o processo de implantação segue a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou seja, planejar, fazer, verificar e agir, o SGA atua desde o planejamento até a execução, voltado para a preservação ambiental ao longo do processo.



2. DESENVOLVIMENTO

A Indugaia fundada no ano de 1996 por Antônio Rodrigues dos Santos Júnior, atual gerente administrativo da empresa, é do ramo de Reciclagem Animal, na qual se caracteriza por ser uma das poucas atividades que fixam gases de efeito estufa, contribuindo para a redução da pegada de carbono da pecuária brasileira, além disso, a gordura animal reciclada é a fonte de energia que emite menos gases de efeito estufa por megajaule de caloria armazenada, de acordo com a Diretiva 30/2009 da Comunidade Européia. Se esse material não fosse reciclado, ele representaria um grande risco sanitário e ambiental, porém através de modernas tecnologias, eles são reciclados de forma limpa e segura, gerando gorduras, cálcio, fósforo e proteínas, contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade da Cadeia de Produção de Cárneos.

A ausência do setor de reciclagem de resíduos de origem animal no Brasil inviabilizaria toda a cadeia de produção industrial de carnes. Com produtos vitais para diversas indústrias, como a de Higiene e Limpeza, a Petroquímica, as farinhas de origem animal são importantes ferramentas de redução de custo de alimentação animal.

No entanto ao longo desse processo são gerados gases odoríferos na fabricação desta farinha, e o mais danoso de todos é proveniente do sangue, pois é o que possui a DQO (Demanda Química de Oxigênio) mais alta de todos os efluentes. Quando realizada a queima, a DQO se intensifica provocando o mau cheiro, que gera desconforto para a população de Sabará, na qual já entrou com várias ações contra a empresa na justiça. Esta atividade de tratamento do sangue está suspensa no momento, pelo fato do incomodo da população, a empresa foi multada e ameaçada de ficar inapta a produzir se não fosse reduzido o odor, o que esta ocasionando prejuízo para a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (767.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com