TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/2/2017  •  Artigo  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

FEST- FILLEMON ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA[pic 1]

SILVANIA ITABORAY RODRIGUES QUARESMA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

FEVEREIRO - 2017


[pic 2]

SILVANIA ITABORAY RODRIGUES QUARESMA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao professor Pr. Mateus Duarte do curso de Licenciatura em Filosofia da Escola Fillemon Escola Superior de Teologia-FEST, como requisito parcial para conclusão do curso.

FEVEREIRO -2017


[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO        3

1        O QUE É SOCIOLOGIA?        4

1.1        CONCEITOS BÁSICOS DO QUE É SOCIOLOGIA        4

2        Surgimento da Sociologia        6

2.1        A sociologia da educação no Brasil        7

CONCLUSÃO        8

BIBLIOGRAIFA        9


INTRODUÇÃO

O estudo da sociologia visa entender o porquê dos conflitos gerados dentro de uma sociedade pelo ser humano. O presente  pretende abordar como relacionadas à educação, bem como os processos que norteiam esta importante prática na formação.

O trabalho aborda fundamentos teóricos da sociologia da educação, apresentando autores e tem o objetivo básico- fornecer ao leitor uma visão da sociologia da educação como campo de conhecimento.

Outro ponto importante é entender como a sociologia passa a fazer parte da realidade da educação brasileira, do currículo, dos cursos, tendo em vista sempre a democratização do ensino e da sociedade. Para se pensar em educação hoje, esse processo foi se construindo a partir de alguns autores como: Augusto Comte, Émile Durkheim, Kall Max ,Max Weber

Ao final, apresenta-se um breve cenário do desenvolvimento da sociologia da educação no Brasil.


  1. O QUE É SOCIOLOGIA?

Em que tese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a história, a psicologia e a economia, Montesquieu também pode ser encarado como um dos fundadores da sociologia talvez como o último pensador clássico ou o primeiro pensador moderno.

A sociologia trata-se de uma ciência que estuda a condução e a forma de convívio entre distintos grupos, assim como as inferências dessas relações. Tem como principal objetivo a compreensão e o estudo da sociedade, com cerne na educação como uma importante ferramenta de relacionamento entre os indivíduos.

Uma ciência que promove a consciência social que agregará na formação do senso crítico. Emile Durkheim é um dos principais nomes que creditava que a educação está contígua com a vida social, uma vez que os homens foram responsáveis pela criação da escola. Durkheim foi um dos primeiros sociólogos a atestar que a escola se refere a uma instituição imprescindível para a formação, visto que a sociedade e a escola se completam e devem interagir.

De acordo com a sociologia da educação o processo educacional não ser desvinculado do espaço de aprendizagem, ou seja, do espaço em que ocorrem as atitudes e implicações cotidianas. O desenvolvimento do discente estará acontecendo atrelado ao estudo da sociologia, que irá aperfeiçoar o conhecimento social e promoverá o entendimento frente aos diferentes comportamentos dos grupos sociais.

Nas relações sociais, a educação serve para refrear e equilibrar os interesses pessoais e sociais, contribuindo para alteração social, porém está aliada a outros fatores que assegurarão essa transformação.

  1. CONCEITOS BÁSICOS DO QUE É SOCIOLOGIA

  1. Fato Social - São fatos exteriores e anteriores a existência do indivíduo e continuariam existindo mesmo que este não existisse ou deixasse de existir. São fatos que exercem coação ao indivíduo, ou seja, ao deixar de praticá-los o indivíduo sofreria pressão por parte da sociedade até que se enquadrasse nos padrões vigentes.
  2. Interação Social - Uma ação coletiva entre dois ou mais indivíduos com objetivos em comum, que os faça conviver ou trabalhar juntos.
  3. Grupo Social- Conjuntos de indivíduos que interagem uns com os outros durante certo período de tempo. Dividem-se em: • Grupos primários - família, amigos, amigos de infância, de escola, ou seja, pessoas com quem o indivíduo interaja mais pessoalmente. • Grupos Secundários - Colegas em geral, vizinhos, professores, patrões, motoristas, secretárias, ou seja, pessoas que o indivíduo trata de maneira impessoal por não ter pouco ou nenhum contato íntimo, restrito.
  4. Estratificação Social- Processo que coloca as pessoas de uma sociedade em camadas (estratos) sociais diferentes, segundo suas condições econômicas, sob a forma de uma pirâmide: no alto, os mais ricos (minoria); na base, os mais pobres (maioria).
  5. Classe Social - Cada um dos estratos (camadas) da pirâmide, que constituem a sociedade. Cada classe tem seus valores, crenças, ideais que as distinguem de outras classes.
  6. Comunidade e Sociedade
  • Comunidade– Grupo local, bastante integrado, com predominância de grupos primários: pessoais, informais, sentimentais, tradicionais, que envolvem o indivíduo como um todo. A cultura de uma comunidade é geralmente tradicional e homogênea, passada de pai para filho e resistente a influências externas.
  • Sociedade – Conjunto de grupos de indivíduos e instituições cujos relacionamentos são impessoais, formais, utilitários, especializados e geralmente baseados em contratos escritos.
  1. Status Social e Papel Social 
  • Status Social-Posição que o individuo ocupa num grupo social ou na sociedade (filha, aluna, funcionária)
  • Papel Social –Conjunto de funções que cada indivíduo desempenha em consequência do status que ocupa o PAPEL SOCIAL é o papel dinâmico do status. Se não desempenhado satisfatoriamente acarretará pressões, coerções.
  1. Surgimento da Sociologia

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia.

A corrente sociológica positiva-funcionalista, fundada por Auguste Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com