TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Simone de Beauvoir: DOCUMENTÁRIO

Por:   •  8/5/2020  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE  ESTÁCIO DE SÁ

ALUNA: RAYANE DINIZ DA SILVA

MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA

SULACAP

2020

OBSERVAÇÕES

LÉVI- STRAUSS: SAUDADE DO BRASIL- DUCUMENTÁRIO COMPLETO

O de viagem exploradores, relata suas expedições, deixa o Brasil há 15 anos. Começo de um livro, mas a vergonha que repugnância o deteve.

Um período conturbado do plano profissional e pessoal, alguns fracassos, medo de não ter uma carreira.

Com ousadia, Lévi-Strauss escreveu "tristes trópicos ". (Tristes trópicos é um ensaio do antropólogo e filósofo francês Claude Levi-Strauss, publicado em 1955 na França, pela editora Plon). Um escritor, disse " eis o que vi, eis o que sou".

Alguns fatos sem muita importância, profissão do etnógrafo não tem aventura, Dias ocupados por cansaço e fome, às vezes doença.

Malaurie estava afundando a coleção "Terre Humaine" (1955), para coleção foi criado "tristes trópicos", sobre a criação do livro e sua organização partes que emocionam o leitor.

Pai do estruturalismo, Lévi-Strauss volta ao Brasil em 1939, pensando em escrever um romance, em 1935, com problemas no navio, escreve um livro no convés.

Antecipação da antropologia pós-moderna, por meio desse livro foi indicado a academia francesa.

Em 1967 começa o movimento tropicalismo.

Começa o preparo para a graduação de filosofia, Lévi-Strauss teve a criação no meio que se pintava, se via muitos quadros, teve tradição musical herdada do bisavô no segundo império, quando estava no segundo grau, pai de um amigo sugeriu que disse as primeiras obras de Freud, isso marcou ele profundamente pela filosofia que dele emanava.

Aos 17 anos, fui iniciado no marxismo, por um jovem socialista belga, se encantou com a leitura de Marx, entrava em contato com a corrente filosófica que vai de Kant a Hegel.

Visitou o Brasil e fugiu um pouco da mesmice da filosofia.

Sua carreira de uma guinada num domingo de 1934, às 9 horas da manhã, com um telefonema ligou o diretor da escola normal superior, Celestin Bouglé, perguntou se desejar vai fazer etnografia, respondeu que sim.

Em 1925 fundou-se um instituto de Etnologia da universidade de Paris, o primeiro centro de formação.

Os fundadores da etnologia francesa, Mauss, Lévi-Bruhl, Rivet, estavam recrutando.

Levi Strauss ao conhecer a Baia de Guanabara, ele achava  feia como se fosse uma "boca desdentada ".

Descreve o estado de São Paulo como "território desconhecido habitado por índios ", nos mapas de 1918 não tinha mais um só índio, mas a 3 mil km no interior, ainda havia índios.

Levi Strauss além de se interessar pela natureza e os ameríndios também mostrou interesse pelo espaço urbano.

Do lado brasileiro, foram escolhidos e protegidos por Júlio de Mesquita filho, diretor do "Estado de São Paulo ". teve uma história política atribulada, foram um dos líderes da revolução constitucionalista de 1932 e, até, exilado no Portugal.

São Paulo, derrotado pelo poder central, quis ganhar prestígio cultural, o que gerou a universidade de São Paulo.

Criou-se a USP, para democratizar a cultura.

O grupo de Levi Strauss foram o segundo a partir para o Brasil, em 1935. Havia um filósofo, Maugué, um geógrafo, Monbeig. Braudel chegou dias ou semanas depois.

Levi Strauss ficou mais ligado a Monbug, de que ficou mais amigo.

Mário de Andrade e Levi Strauss transformaram a missão Francesa em "missão Franco-brasileira"

Mário de Andrade escreve uma carta para o prefeito pedindo ajuda e colaboração na pesquisa que eles iriam fazer na tribo indígena, a fim de estudar os costumes e pesquisar sobre as tribos indígenas.

Danih, esposa de Strauss, era filósofa, como ele era a professora de filosofia e improvisou em etnólogos. Foi ela aqui, nos Kadiwéu e bororo, fez  a maior parte das fichas de objeto.

Levi Strauss usa o período das férias universitárias para fazer contato com dois grupos indígenas os kadiwéu da fronteira paraguaia e outro, mais conhecido, embora instigante, os Bororo do Mato grosso central. Via já por três dias em um evento, movido a lenha. ele ficou fascinado ao ver as pinturas faciais que as mulheres da tribo kadiwéu faziam. Durante a estadia, houve uma festa pela puberdade de uma moça, era tudo exatamente como autores do século 18 descrevam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com