TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Simone de Beauvoir

Por:   •  27/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                                    

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma filósofa, escritora e feminista francesa, cuja obra teve um impacto significativo no pensamento existencialista e feminista do século XX. Nascida em Paris, Beauvoir foi criada em um ambiente intelectualmente estimulante, marcado por discussões filosóficas e literárias.

Ela se tornou uma figura central no movimento existencialista francês ao lado de Jean-Paul Sartre, com quem manteve uma relação pessoal e intelectual complexa ao longo de suas vidas. Juntos, desenvolveram ideias fundamentais sobre a liberdade, a responsabilidade individual e a existência humana.

A obra mais conhecida de Beauvoir, "O Segundo Sexo" (1949), é um marco na teoria feminista. Nesse livro, ela analisou a opressão das mulheres ao longo da história, abordando questões de identidade, sexualidade e a construção social do gênero. Sua frase famosa "Não se nasce mulher: torna-se mulher" reflete sua visão de que as mulheres não são determinadas biologicamente, mas moldadas pelos contextos sociais e culturais.

Além de suas contribuições para a filosofia e o feminismo, Beauvoir também foi uma escritora prolífica. Seus romances, como "A Convidada" (1943) e "Os Mandarins" (1954), exploram temas existenciais e sociais, refletindo sua perspicácia literária e intelectual.

Beauvoir desafiou normas sociais ao longo de sua vida, tornando-se uma voz proeminente na luta pelos direitos das mulheres e na promoção da liberdade individual. Sua influência perdura como uma fonte inspiradora para estudiosos e ativistas engajados na busca pela igualdade de gênero e na compreensão mais profunda da condição humana. Simone de Beauvoir faleceu em 1986, deixando um legado duradouro como uma das pensadoras mais importantes do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com