TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade em Rede

Por:   •  26/3/2022  •  Abstract  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Eduardo Pires Camargo                3º ADS Noturno

        Gabriel da Silveira Mello

Sociedade e Tecnologia – Livro “Sociedade em rede”

1) Como Castells conceitua o termo “Tecnologia da Informação”?

Ele conceitua a tecnologia da informação como um novo paradigma criado através das transformações que vem operando em direção a sociedade da informação e ainda acrescenta que esse paradigma da tecnologia da informação é baseado na flexibilidade.

2) O que caracteriza a Revolução da Tecnologia da Informação segundo Castells, que a diferencia das revoluções anteriores?

O que caracteriza é a aplicação de conhecimentos e informações para a geração de conhecimentos e dispositivos e de processamento/comunicação da informação. Apesar de estar induzindo um padrão de descontinuidade, diferentemente das outras revoluções o ponto principal desta que estamos vivendo se refere às tecnologias da informação, processamento e comunicação.

3) Resumidamente, descreva o contexto social, o local e a dinâmica da transformação tecnológica dos anos 70.

A primeira revolução tecnológica se concentrou nos Estados Unidos, a emergência de um novo sistema tecnológico é atribuída através da dinâmica autônoma da descoberta e difusão tecnológica. O impulso tecnológico dos anos 60 promovido pelos militares preparou a tecnologia americana para o grande avanço.

Durante a Segunda Guerra Mundial se deram as principais descobertas tecnológicas, no entanto no início da década de 70, a combinação genética e recombinação do DNA, possibilitaram a aplicação de conhecimentos cumulativos

4) Descreva quais foram os principais atores dessa Revolução da TI narrada pelo autor Castells.

Os principais atores da revolução da TI seriam os Estados Unidos, Europa e Japão.

Pois, as descobertas científicas originadas na Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Itália) constituíram a base das novas tecnologias de eletrônica.

O Japão também teve papel importante na revolução da TI, pois a capacidade das empresas japonesas foi decisiva para a melhoria do processo de fabricação com base em eletrônica e para difusão dessas tecnologias em nível mundial.

Já nos Estados Unidos, foi o Estado que iniciou a revolução da TI ao oferecer subsídios financeiros, como financiamentos e patrocínios, aos empreendedores de inovações “em garagens”. Estes desenvolvedores formaram diversas empresas na região do Vale do Silício, na California, onde desenvolviam componentes eletrônicos que foram utilizados em diversos dispositivos tecnológicos (muitos utilizados até os dias de hoje, mas com diversas melhorias implantadas ao longo dos anos). E para contribuir com os avanços, compartilhando informações, muitas dessas empresas (inicialmente de garagens), abriram novas sedes ao redor do mundo e/ou foram divididas em outras novas empresas.

5) Quais são, segundo Castells, as 5 características fundamentais do novo paradigma inaugurado pela Tecnologia da Informação? Descreva.

A primeira característica do novo paradigma é que a informação é a matéria-prima, onde são tecnologias que agem sobre a informação, não apenas informação para agir sobre a tecnologia.

O segundo aspecto refere-se à penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias. Como a informação é uma parte integral de toda atividade humana, todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados (embora, não determinados) pelo novo meio tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com