TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Da Educação No Cotidiano Escolar

Trabalho Universitário: A Sociologia Da Educação No Cotidiano Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  2.092 Visualizações

Página 1 de 7

A Sociologia da Educação no cotidiano escolar

Conforme estudos realizados sobre a sociologia, vimos que sociologia é o estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem, ciência dos fenômenos sociais, ou seja, a sociologia é responsável por pensar o desenvolvimento humano e o processo de interação entre seus vários grupos.

Para compreender a sociologia no âmbito escolar é preciso que se entenda o que vêm a ser sociologia da educação. A educação é uma das grandes responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa do indivíduo para um contexto social, porque a partir do momento da transformação individual essa transformação se refletirá no meio social, sendo assim a educação torna-se importante meio de emancipação do homem, levando-o a uma participação mais ativa na sociedade e a tornar-se autônomo e com isso torna possível grandes mudanças sociais, assim sendo a educação é um instrumento capaz de preparar e modificar o futuro não só do homem, mas também ajudar na construção de um ideal coletivo que levará a importantes mudanças sociais.

Quando compreendemos a construção de condutas dentro do complexo contexto social nos tornamos capazes de posturas mais abrangentes e criticas com relação ao mundo que nos cerca.

A educação faz parte da estrutura da sociedade, sendo uma herança histórico-social, desde a educação familiar (mais espontânea, materna, com ênfase mais na moral que procura desgastar na medida do possível nossos instintos mais egoístas) até a educação formal, que procura mostrar-nos como viver em sociedade e como sermos capazes de contribuir para a nossa própria sobrevivência, afinal a educação tem papel impulsionador no processo de crescimento econômico e é instrumento de oportunidades e redistribuição de bens e serviços, assim podemos perceber que as praticas pedagógicas estão diretamente relacionadas à estrutura social a que pertence, a escola de um modo geral tem procurado fazer seu papel de socializador do individuo, mas isso também acaba gerando alguns conflitos.

Filme:

“Entre os muros da escola”

O filme trata de uma questão bastante pertinente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.

No filme, professores se deparam com uma situação bastante difícil, envolvendo alunos (adolescentes) de periferia, sendo eles de culturas diferentes ( africanos e asiáticos). A situação em si já gera conflitos, culturais, preconceitos e racismo. Diante disso, os professores tentam encontrar uma maneira de resolver tais conflitos. Isso exige grande comprometimento dos professores.

A partir daí, diferentes técnicas são utilizadas, ou melhor, diferentes maneiras de se tentar aproximar dos alunos.

As tentativas são muitas, transitando do autoritarismo, onde os professores buscam impor sua autoridade diante dos alunos (tentativa essa que não gera bons resultados, considerando a hostilidade dos mesmos) à pedagogia progressivista, que enfatiza o aluno, que considera e valoriza as experiências e vivências dos alunos, porém tanto uma quanto outra, não surtem efeitos satisfatórios. O que nos leva a concluir que não há uma receita pronta de como se atingir êxito em nossa prática, mas que devemos levar em conta, a sociedade e a cultura, comprometendo-nos a buscar sempre novas formas de transferir o conhecimento, despertando o pensamento crítico dos alunos, porém de maneira a fazê-los perceberem seus papéis na sociedade. Sabendo-se cidadão atuante, porém com obrigações. Reconhecer-se importante sem desconsiderar a importância do outro.

Tirinhas:

Observando os quadrinhos, podemos fazer a seguinte análise:

Por mais tecnológico e moderno que esteja o mundo atual, os recursos naturais continuam sendo indispensáveis. Há ainda uma falta de conscientização quanto à importância de se preservar tais recursos.

Essa segunda tirinha nos mostra uma sociedade pouco consciente e preconceituosa, que julga ao invés de procurar compreender, e que considera os menos favorecidos como marginais e preguiçosos, culpando-os por sua condição social.

Contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual.

A sociologia nos permite entender melhor a nossa função enquanto educadores, e a importância do nosso trabalho dentro de uma sociedade.

Após estudos, discussões e análises, chegamos à conclusão que não há receitas prontas.

Cada pessoa tem sua própria maneira de ver a sociedade, o que envolve valores e culturas diferentes.

Toda sociedade organiza-se à sua maneira, ou seja, possui um sistema cultural que determina padrões, com normas características que devem ser obedecidas e respeitadas tendo hábitos e costumes. Assim sendo, a sociologia tem o papel de estudar a dinâmica das sociedades.

Citando Weber, “é uma ciência que se propõe a compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar seu desenvolvimento e seus efeitos “

Muitos estudiosos buscaram compreender essa dinâmica, a fim de transformá-la.

“Podemos então dizer que a sociologia é uma ciência que não estuda apenas os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.” m sociedade , e o que isso

Através da sociologia buscamos interpretar como o homem se relaciona em sociedade e como isso influencia na transformação da mesma.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com