TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

CASO CONCRETO – SEMANA 5

1 –

  1. Assédio Moral e Sexual.
  2. Sujeito Ativo (Autor)=> A jovem funcionária de 24 anos, que trabalhava em um posto de combustíveis na Zona Sul de São Paulo. Sujeito Passivo (Réu) => O chefe, o Sr. Roberto Guerra Santiago, de 65 anos.
  3. O Fato ocorreu várias vezes, quase todos os dias, durante o período de 10 meses em que a funcionária trabalhou no posto de combustíveis localizado na Zona Sul de São Paulo.

SITUAÇÃO DE CONFLITO

A Autora alega que o Réu, ora seu Chefe, chegou a obrigá-la a usar um short apertado, que ele havia comprado, além do fato de que todos os dias ouvia, por parte do mesmo, comentários inapropriados sobre o seu corpo na presença de outros colegas de trabalho.

2 – A tese a ser defendida é sobre o Assédio Moral e Sexual sofrido pela Ex-funcionária. Baseada na Doutrina, na Jurisprudência, e na própria Constituição Federativa do Brasil de 1988: Artigo 1º, inciso III - a dignidade da pessoa humana; e no Artigo 5º, Inciso X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

3 – 01: O código de conduta de como se vestir no trabalho - dresscode corporativo - para mulheres segue geralmente a composição de blusa e calça discretas. Nada de decote, saia curta ou algo muito justo.

02: O seu chefe, Roberto Guerra Santiago, de 65 anos, obrigava a jovem a trabalhar de shorts jeans justos.

03: Segundo relatos dos demais funcionários, o patrão fazia comentários sugestivos sobre os seios e nádegas da jovem diariamente.

04: O então chefe chegou a obrigá-la a usar um short que ele mesmo havia comprado. “Você não pode vestir qualquer outro jeans para trabalhar a partir de agora, porque agora eu tenho algo bonito para olhar”, teria dito.

05: Um dos funcionários da empresa disse que, apesar de a autora afirmar que execrava os comentários sexistas, chegou a ser promovida a gerente e recebeu a promessa de que poderia ganhar muito mais dinheiro se os negócios da empresa "deslanchassem".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (392.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com