TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia E A Educação

Exames: A Tecnologia E A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Final

Diante dos conceitos e questões abordadas, retratando o sistema de ensino no Brasil e suas incumbências, podemos observar a importante responsabilidade dos níveis e modalidades de ensino no nosso país.

Criada em 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) estabelece normas e princípios a serem cumpridos de forma que atendam as necessidades para uma educação de qualidade. Os órgãos responsáveis pela educação são divididos em três níveis; em nível federal (são Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE); em nível estadual Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação; e nível municipal, existe a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).

Levando em conta as considerações dos sistemas de ensino, cada um possui suas incumbências, podendo citar algumas, por exemplo: O sistema federal de ensino, sob a responsabilidade da União, do Governo Federal, se refere às instituições, aos órgãos, às leis e normas, concretizando-se no Estado e Municípios, nos sistema de ensino e ainda supervisiona e inspeciona instituições privadas de educação superior; sistema de ensino municipal é responsável pela organização e desenvolvimento dos órgãos e instituições oficiais do sistema de ensino, integrando as políticas e o plano educacional, exercendo a ação redistributiva em relação às suas escolas; o sistema estadual de ensino é responsável por grande parte dos estudantes de vários graus e modalidade de ensino, professor, servidores, unidades escolares públicas e privadas, etc.

Com base nas exposições das equipes apresentadas aos níveis e modalidades de ensino, podemos destacar a educação básica, que abrange as etapas: educação infantil, ensino fundamental, e ensino médio. A educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, essa etapa oferecida nas creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.

O fundamental é etapa obrigatória na Educação básica, iniciada de seis até quatorze anos e não exige regulamentação para ser cumprida. O objetivo do ensino fundamental é a formação básica do cidadão. O ensino médio, destacado como fim da educação básica, como objetivo de preparar o aluno para o ensino superior.

A educação superior é a etapa que tem por finalidade formar profissionais das diferentes áreas do saber. O curso acadêmico é oferecido por faculdades, centros universitários e universidades. A modalidade de educação/ensino implica a forma, o modo como tais graus de ensino são desenvolvidos como diferentes graus, categorias de ensino, educação infantil, fundamental, médio e superior.

A educação de jovens e adultos é a educação dada aos jovens e adultos, que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade própria, no entanto, existe uma grande invasão por falta de incentivo, rejeição e até mesmo preconceito. A educação profissional e tecnologia é uma educação, que recebe cursos oferecidos pelo Conselho Nacional da Educação para a formação profissional e tecnológica dos alunos preparando-os para prosseguir nos estudos superiores.

A educação especial é uma modalidade que exige

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com