TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

[pic 3]

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Faculdade Guairacá

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

 

 


Capitulo 5 – Processos

  1. Defina o conceito de processo.

é a base para a implementação de um sistema operacional.

  1. Por que o conceito de processo é tão importante no projeto de sistemas multiprogramáveis?

Através de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar sua execução.Nos sistemas multiprogramáveis os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador,memória principal, dispositivos de E/S dentre outros recursos.

  1. Quais partes compõe um processo?

Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço deendereçamento, que juntos mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa.

  1. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?

O contexto de hardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico comoprogram counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. Quando um processo está em execução, o seu contexto dehardware está armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilização da UCP, osistema salva as informações no contexto de hardware do processo

  1. Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação.

No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como onúmero máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S. Ocontexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo: identificação, quotas e privilégios. 

  1. O que é o espaço de endereçamento de um processo?

O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo onde as instruções e dados do programa sãoarmazenados para execução. Cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, que deve ser devidamente protegidodo acesso dos demais processos

  1. Defina os cinco estados possíveis de um processo.

Estado de Execução: processo que está sendo processado pela UCP no momento.

Estado de Pronto: processo que aguarda para ser executado.

Estado de Espera: processo que aguarda por algum evento ou recurso para prosseguir processamento.

Estado de Criação: processo cujo PCB já foi criado porém ainda não teve seu processamento iniciado.

Estado de Terminado: processo que não pode ter mais nenhum programa executado no seu contexto, porém o sistema operacional mantém suas informações de controle presentes na memória..

  1. Diferencie processos multhreads, subprocessos e processos independentes.

Processos independentes não têm vínculo com os processos criadores. A criação de um processo independente exige a alocação de um PCB, possuindo contextos de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento próprios.  

Subprocessos são processos criados dentro de uma estrutura hierárquica. Caso um processo pai deixe de existir, os subprocessos subordinados são automaticamente eliminados. Semelhante aos processos independentes, subprocessos possuem seu próprio PCB. Além da dependência hierárquica entre processos e subprocessos, uma outra característica neste tipo de implementação é que subprocessos podem compartilhar quotas com o processo pai. Neste caso, quando um subprocesso é criado, o processo pai cede parte de suas quotas ao processo filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (767.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com