TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Negócios Imobiliários

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Tecnologia em Negócios Imobiliários

ATIVIDADES:

Aulas 05/ 06 / 07 e 08

Aluno:

RGM:

Polo:

Disciplina: PSICOLOGIA

ANO LETIVO:

2018

DATA PARA ENTREGA:  09/10/2018

[pic 2]

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 5

1- Não é possível compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento da motivação humana. Dependendo da situação, por meio das teorias sobre motivação pode-se prever as escolhas de comportamento para a tarefa, o esforço e a persistência do indivíduo.

  1. Discorra sobre a teoria sobre motivação, apresentadas na aula 5, que mais lhe chamou a atenção;

Resposta: Teoria X e Teoria Y: Douglas McGregor propõe duas posições distintas do homem em seu ambiente de trabalho:

  • Teoria X- essa teoria afirma que o homem é por natureza um ser preguiçoso, que não gosta de trabalhar e evitará o trabalhar o quanto for possível. Para poder obter resultados a administração deve cobrar resultados, criar incentivos materiais, direcionar o dia-a-dia de trabalho dos funcionários e denunciar todas as formas de preguiças e trabalho ineficiente. Devido a repulsa em relação ao trabalho a maioria das pessoas devem ser coagidas, controladas, dirigidas e ameaçadas com castigos para poder fazer um trabalho razoável.
  • Teoria Y: da mesma forma que o homem sente satisfação com a diversão e o repouso  também sente entusiasmo em trabalhar desde que as condições sejam favoráveis. De acordo com essa teoria a pessoa terá autocontrole e autodireção a serviço de objetivos que ela esteja comprometida, o ser humano comum busca responsabilidades e contribuir com soluções para problemas da organização de forma criativa. Mas infelizmente muitas vezes o potencial das pessoas nem sempre são utilizados em sua totalidade.

 

  1. Explique como ocorre a motivação humana;

Resposta: motivação esta diretamente relacionada ao comportamento do individuo, tem ligação direta com os motivos que impulsionam uma pessoa a ir em busca de objetivos. Existem três premissas que incentivam o comportamento humano:

  • Comportamento é causado- o comportamento é causado por estímulos internos ou externos.
  • Comportamento é motivado- é sempre orientado e dirigido para algum objetivo, há sempre uma finalidade em todo comportamento humano.
  • Comportamento é orientado por objetivos- em todo comportamento sempre existe um desejo, impulso ou uma necessidade que serve para qualificar o comportamento humano.

ATIVIDADES DA AULA 6

1- Durante muito tempo até acreditava-se, que podia se medir a inteligência por meio de testes padronizados que avaliavam as capacidades verbais e não verbais, mas essa concepção foi mudando.

A) Após a leitura da aula 6, explique sobre a Teoria das Inteligências múltiplas.

A teoria das múltiplas inteligências tem como objetivo ir em oposição aos tradicionais testes de QI que tem como função analisar apenas as inteligências linguísticas e lógico-matemática, essa teoria desenvolvida por Howard Gardner em conjunto com pesquisadores da universidade de Harvard propõe que existe mais de uma inteligência, e que cada pessoa tende a ter mais facilidades em algumas e pode ter dificuldades em outras. De acordo com Gardner poucas pessoas poderiam desenvolver diversas inteligências, podemos citar Leonardo da Vinci como um desses casos raros de genialidade, pois além de ele ser um excelente pintor, também foi botânico, escultor, cientista, matemático, engenheiro, inventor, poeta, musico, arquiteto, fisiólogo, químico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, anatomista e escritor.  Gardner também afirma que são raros os casos de pessoas que não tem nenhuma inteligência. De acordo com essa teoria todos nascemos com potencial das varias inteligências, que poderão ser desenvolvidas a partir das relações com o ambiente. Vejamos agora as inteligências participantes da teoria de Gardner:

  • Inteligência verbal ou lingüística- habilidade de lidar criativamente com as palavras. Presença forte em: escritores, oradores, poetas, vendedores, jornalistas e políticos.
  • Lógico-matematica- capacidade de solucionar problemas relacionados a números e outros elementos matemáticos. Essa inteligência é presente em: matemáticos, engenheiros, bancários, contadores entre outros.
  • Inteligência cinestésica corporal- capacidade de controlar e usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis.  Encontrada em: atletas, dançarinos, malabaristas, educadores físicos, atores entre outros.
  • Inteligência espacial- capacidade de visualizar de forma precisa o mundo visual e espacial, apartir da percepção criar uma representação visual. Frequentemente usada por escultores, pintores, arquitetos, pilotos, navegadores e cirurgiões.
  • Inteligência musical- capacidade de organizar sons de maneiras criativas. Exemplos de inteligências musicais: músicos, compositores e dançarinos.
  • Inteligência interpessoal- habilidade de compreender o outro. Frenquentemente encontrada em políticos, terapeutas, professores, vendedores entre outros.
  • Intrapessoal- capacidade de se relacionar consigo mesmo, ter autoconhecimento. Utilizam dessa capacidade alguns romancistas e alguns consultores para poder guiar outras pessoas.
  • Naturalista- desenvolvimento da sensibilidade e capacidade de indignação com os riscos que o ambiente está exposto.

Gardner deixa claro que apesar de todas essas inteligências serem independentes até certo ponto, frenquentemente elas funcionam interligadas.                                                                                                                                                                                                                            

2- Você acredita que Teoria da Inteligência emocional pode ajudar o indivíduo em suas relações humanas no trabalho? Justifique sua resposta.

Resposta: sim, as emoções estão diretamente ligadas a forma como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta, é preciso uma inteligência emocional para saber lidar da melhor maneira dependendo da situação que nos encontrarmos no ambiente de trabalho. Saber controlar a ira, a ansiedade e a depressão é de extrema importância para uma boa convivência, assim como é preciso ter sempre otimismo e transmitir esperança para que assim se torne mais fácil continuar em busca dos objetivos da organização.

ATIVIDADES DA AULA 7

[pic 4]

         [pic 5]         

  1. Você acredita que é possível eliminar as barreiras que nos impedem de ter ideias criativas? Justifique sua resposta.

Resposta: sim, a criatividade é uma característica que aperfeiçoamos com o tempo, para conseguirmos nos tornar profissionais criativos precisamos de um certo esforço pessoal, devemos começar tendo em mente que devemos buscar novas maneiras de solucionar determinados problemas, primeiro devemos nos fazer as seguintes perguntas: “o que eu estou fazendo?”, “como eu posso fazer melhor?” e “como eu posso inovar?” após respondermos essas perguntas precisamos ter ciência do processo que estamos utilizando para obter determinados fins. Algumas das barreiras que encontramos são:

  • A resposta certa”: precisamos ter em mente que pode não existir apenas um caminho correto para solucionarmos determinados problemas, precisamos primeiro deixar fluírem as idéias e depois escolhermos a que melhor se adeque a nossa situação.
  • “Isso não tem lógica”: um dos pensamentos mais recorrentes quando estamos em processo criativo é o de pensarmos que não tem lógica determinada “solução”, acabamos ficando presos apenas nos erros do que estamos tentando solucionar. Para isso precisamos deixar fluir as idéias e depois aperfeiçoar nossas linhas de pensamento.
  • “Seja prático”: ser pratico nem sempre é a maneira mais eficiente de solucionar determinados assuntos, utilizar da criatividade ajuda a inovar, sempre se pergunte “e se fizer assim”, quanto mais praticar essa atividade mais produtivo você se tornará.
  • “Não sou criativo”: pensamentos negativos podem prejudicar a capacidade de “pensar fora da caixa”, é essencial sempre acreditarmos que somos capazes de alcançar nossas metas, assim sempre estaremos dispostos a tentar o possível para alcançar os objetivos.

2- Comente sobre a importância da criatividade para o crescimento profissional.

Resposta: como já dito por Marxwell Maltaz “A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.” Criatividade é essencial para o desenvolvimento profissional, precisamos cada vez mais nos adequar a um mercado competitivo onde a inovação determina o sucesso, para isso temos que usar e abusar da nossa criatividade e elaborar projetos que sejam eficientes e inovadores. 

ATIVIDADES DA AULA 8

Parabéns você já está finalizando suas atividades.

1-  Após ler a aula no guia da estudante aula 8, descreva os quadrantes propostos pela Teoria da Janela Johari (Eu desconhecido/Eu fechado/ Eu cego/ Eu aberto.)

Resposta: a teoria da janela de Johari tem por objetivo simbolizar as percepções que o homem tem em relação a si mesmo e aos outros e também com percepção dos outros sobre o indivíduo. Áreas da personalidade segundo a teoria da janela Johari:

  • Eu aberto: são os aspectos da personalidade que o individuo tem ciência sobre si e aceita compartilhar com os outros. Está diretamente ligada a quantidade de informações recebidas e transmitidas mutuamente num relacionamento. É a porção da personalidade que a própria pessoa conhece e permite que os outros conheçam.
  • Eu fechado: são os aspectos da personalidade que apenas a pessoa conhece e a parte intima da nossa personalidade, escondemos esse aspecto por diversos motivos, como: insegurança, status, medo do ridículo etc. Essa é a região onde o individuo se comporta de maneira defensiva. Essa é a área conhecida pelo indivíduo, mas é escondida dos outros.
  • Eu cego: refere-se a aspectos da nossa personalidade que transmitimos aos outros inconscientemente por meio das nossas atitudes e gestos, mas desconhecemos sobre nos mesmos. As pessoas falam não apenas com palavras, mas também com expressões faciais e corporais. Esse aspecto da personalidade é conhecido pelos outros mas não é percebido pela própria pessoa.
  • Eu desconhecido: nessa área da personalidade esta contidas as potencialidades, talentos e habilidades que ignoramos, os impulsos e sentimentos reprimidos e a criatividade bloqueada. Essa é a área da personalidade que é tanto desconhecida pelos outros como por nós mesmos.

2- Após leitura da aula 8 faça um texto:

  1. Sobre a importância da utilização da autoexposição e do feedback no cotidiano profissional.

Resposta: ambos são de extrema importância para o nosso autoconhecimento e para ajudar o outro a no conhecer.

A autoexposição tem como função ajudar o outro a nos conhecer, transmitindo ao outro: nossas percepções, revelando nossos pensamentos, idéias, sentimentos, intenções, desejos, necessidades e expectativas.

O feedback é a forma de nos conhecermos melhor, aceitando receber informações sobre nossa personalidade que não conhecemos mas que transmitimos aos outros, para sabermos como nosso comportamento esta afetando a vida dos outros.

  1. Explique quais as principais competências para o Gestor Imobiliário de sucesso.

Resposta: competências de um gestor imobiliário de sucesso:

  • Auto-conhecimento: conhecer a si mesmo implica em reflexão, introspecção, empenho para definir a nossa trajetória de vida, estar comprometido com os objetivos e metas pessoais.
  • Competência interpessoal: capacidade de interagir de forma construtiva com as pessoas, autoconhecimento, transmitir de forma eficaz e adequada nossas idéias, sentimento, opiniões, sensibilidade apurada, capacidade de observar os interlocutores e utiliza-la como feedback.
  • Sensibilidade e intuição: é a capacidade de captar o que está a sua volta com idéias, percepções, palpites e sensações.
  • Conectividade: esta lidada a competência interpessoal, autenticidade, empatia, entusiasmos, credibilidade, sensibilidade e capacidade de criar redes de relacionamentos. É a capacidade de manter elos diversificados, trata-se de uma forma de atuar que facilite a criação de parcerias.
  • Adaptabilidade: a capacidade de se ajustar rápido a novos cenários e demandas mutantes de mercado.
  • Capacidade de negociar e de administrar conflitos: negociar é uma filosofia de vida, que baseia-se na cooperação e no respeito, é um processo social que nos da a possibilidade de testar nosso autoconhecimento, competência interpessoal, sensibilidade, conectividade, versatilidade e capacidade de estabelecer acordos que seja viáveis para todas as partes envolvidas.
  • Abertura e disposição para aprender e reconstruir experiências: é a capacidade de ser um eterno aprendiz, buscar sempre descobertas e constatações, é reconhecer que sempre se pode aprender mais.

Essas são apenas algumas das competências que o profissional deve ter para alcançar o sucesso, é preciso muita dedicação e esforço.

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades,  disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profa.   Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (135.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com