TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Temperatura e Umidade com Arduino e Smartphone

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Temperatura e umidade com arduíno e smartphone

Anderson Oliveira Dias e Matheus Jean Nienow

descritivo funcional do sistema

        Este projeto consiste em realizar a leitura de um sensor para obter as informações de temperatura e umidade ambientes através de uma conexão Bluetooth e exibir elas em um dispositivo mobile (um Smartphone, por exemplo).

Basicamente o sistema funciona da seguinte forma:

        Inicialmente a primeira coisa que deve ser feita é a conexão do usuário com o sensor Bluetooth (Pode ser HC-05 ou HC-06). Isto é feito através dos passos a seguir:

  1. O usuário deve habilitar o Bluetooth de seu dispositivo, caso ele esteja desativado.
  2. Em seguida, o dispositivo deve ser pareado com a conexão Bluetooth do sensor HC utilizado. Para isso o usuário deve procurar pela conexão do sensor (geralmente a conexão tem o nome do sensor e a senha 1234).
  3. Com o dispositivo pareado, o usuário deve executar um aplicativo Bluetooth que faça a conexão com o arduíno. Tais exemplos são o Bluetooth SPP, Arduino Bluetooth, etc.

Após o usuário parear o dispositivo com o sensor Bluetooth do circuito e estar executando o aplicativo Bluetooth-Arduíno, ele passa a receber os dados de temperatura e umidade ambientes em sua tela. Mas como isso acontece?

Simples: Na placa onde o circuito está situado (neste caso é uma placa Protoboard), existe um sensor de temperatura e umidade DHT11, responsável por medir a temperatura e umidade ambientes. O esquemático deste componente é o seguinte:

        [pic 1]

0nde VCC é a tensão de entrada, DADOS são os dados da temperatura e umidade ambientes lidos pelo sensor, o pino 3 não é utilizado e GND é o terra.

        O sensor DHT11 recebe a tensão (5V) que é transmitida para a placa através do Arduíno e retorna os dados lidos por ele novamente para o Arduíno. Este comando é feito através das linhas abaixo presentes no código-fonte programado no Arduíno:

          float h = dht.readHumidity();    -- Aqui é lida a umidade ambiente

          float t = dht.readTemperature(); -- Aqui é lida a temperatura ambiente


        Estes dados por fim acabam sendo repassados pelo Arduíno para o sensor Bluetooth via porta serial e são exibidos diretamente para o(s) usuário(s) conectados através do aplicativo Bluetooth utilizado. Este envio de informações ocorre pelo sensor Bluetooth, cujo esquemático é o seguinte:

[pic 2]

Onde TX e RX são os pinos responsáveis pela comunicação via porta serial, VCC é a tensão de entrada e GND é o terra. Os demais pinos State e Key não são utilizados.

        Uma coisa importante que deve ser ressaltada é de que a conexão Bluetooth possui um endereço único para o dispositivo que está conectado, da mesma forma que ocorre no IP. Todos os dispositivos Bluetooth são identificados por um endereço de 48 bits. Este endereço é alfanumérico sendo composto por 12 dígitos, além de ser hexadecimal. Isto significa que o endereço é composto apenas de números de 0-9 e letras de A até F. O endereço Bluetooth é abreviado nas especificações técnicas como BD_ADDR, sendo necessário quando um dispositivo está sincronizando outros dispositivos Bluetooth. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (340.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com