TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia

Por:   •  9/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

Introdução        3

Teologia negra da África do sul        4

Na concepção sobre a divindade        4

Alguns mitos da África        5

Conclusão        6

Refencia Bibliografia        7


Introdução

No presente trabalho vamos falar da teologia negra da África do sul, a sua forma de entender a teologia sua concepção sobre a divindade mas antes de descobrir este problema precisamos tentar ver como é que teologia africana reconcilia a concepção tradicional de Modimo com a concepção Cristã.


Teologia negra da África do sul

A teologia negra da África do sul desenvolveu-se como reacção contra a irrelevância da teologia dos missionários que fracassou no ataque e na denúncia da condição de desumano do Homem negro no sistema do Apartheid.

A partir desta realidade a teologia negra da África do sul tinha como o seu objectivo despertar espiritual e o redesdobramento da cultura do Africano para tomada de consciência por parte do negro no plano político, económico e social em vista a consecução duma solidariedade. Para isso, esta teologia encontrou suporte de movimento da consciência (Black Consiousuess moviment) e era incentivada por jovens estudantes da teologia de três seminários da África do sul.

Desde os primeiros missionários tem havido uma tendência de se associar Badimo com a divindade, e a confusão se tornou ainda mais pior devido ao facto de os Sohto e Tswuna, o nome que os descreve Badimo deriva da mesma raiz, onde estes dois povos atribuem a esta divindade Badimo a todas coisas necessários, como a vida, comida, roupa, a casa e outros. Mas dizem que nós oramos a Modimo, (Rape-la Modimo).

O nome da divindade Supremo Modimo é o nome que os missionários decidiram usar para traduzir os conceitos de Deus.

Na concepção sobre a divindade

A matriz da teologia africana nos remete as raízes do nosso problema Africano. Para sitoloane a teologia e feita a partido seu contesto africano onde as mundaças pressopoe naturalmente numa radical ruptura epistemologia que faça do compromisso o primeiro acto teológico.

 A Visão ou os conceitos Africanos tradicionais de Modimo estão mais próximo da discrição do Jàve no antigo Testamento, desta forma concordando com as escrituras do Antigo Testamento. África percebe a divindade como estando envolta de um registo Tabu.

Teologia Africana e a Teologia Negra sul-africana

Como é que se relacionam estas duas teologias? Tem se desenvolvendo um certo entendimento entre essas duas experienciam de Deus, operado por meio dos povos da África. A teologia negra já é também reconhecida e estabelecida por ter iniciado a polémica ética-moral e sócio-politico com o mundo branco do Ocidente dentro das experiencias e do ensinamento cristão, por outro lado a teologia negra estende também polémica como esfera sociocultural e psicológica por ser o único lugar do continente onde os negros estão enfrentado ameaça ocidental branca de todas as partes, África do sul, tem sido este o lugar onde os debates sobre as divindade tem provocado mas calor e emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com