TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA teoria de Vygotsky

Tese: PSICOLOGIA teoria de Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

2 No que diz respeito à ação do professor, é fundamental que ele tenha compreensão dos fundamentos da teoria de Vygotsky, à medida que os toma como alicerces para sua prática pedagógica, evitando assim, discrepâncias ou antagonismos entre teoria e prática.

3 Acreditamos, também, que esses professores tenham clareza dos objetivos daquilo que estão propondo, das necessidades específicas do contexto social, ao qual estão inseridos e que atuam, bem como do tipo de indivíduo que pretendem formar para interagir neste, pois só assim poderão escolher metodologias e recursos adequados a essas práticas, avaliando necessidades, observando e vencendo desafios, possibilidades e limitações que surgem com a utilização destes instrumentos.

1 A mediação, segundo Vygotsky, é o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento. Por exemplo, a ação de um pedreiro sobre sua construção (obra) é mediada pela colher de pedreiro. Neste exemplo o elemento mediador (colher) possibilita a transformação do objeto (construção). Esta etapa intermediária “colher ® construção” é denominada mediação. Então, mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação - a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.

A questão da mediação nos leva, forçosamente, a expor aspectos referentes ao elemento mediador que o classificam em três categorias: instrumentos, signos e sistemas simbólicos.

O instrumento, de acordo com Vygotsky, é o elemento mediador que age entre o sujeito e o objeto do seu trabalho, com a função de ampliar as possibilidades de transformação da natureza, ou seja, ele é criado ou usado para se alcançar um determinado objetivo. Ele é, então, um objeto social e mediador da relação do indivíduo com o mundo.

É importante lembrar que o instrumento carrega consigo, além da função para o qual foi criada, também a sua forma de uso que foi se configurando no decorrer da história do grupo que o utilizava.

Os signostambém são mediadores, porém sua função se faz presente na atividade psicológica, por esta razão Vygotsky os denominam instrumentos psicológicos. O signo é intrínseco ao indivíduo e tem por função regular e controlar as ações psicológicas do mesmo. Eles agem no sentido de ativar outra atividade psicológica, memória, por exemplo, pois representam ou expressam objetos, fatos.

OSímbolo, por sua vez, é o recurso utilizado pelo indivíduo para controlar ou para orientar a sua conduta, assim, o indivíduo se utiliza desse recurso para interagir com o mundo.

APRENDIZAGEM

A aprendizagem ou aprendizado é o processo no qual o indivíduo se apropria de informações e conhecimentos que são apresentados a ele por meio da sua interação com o meio. Ela se dá a partir do momento em que signos e sistemas simbólicos são assimilados pelo sujeito, contribuindo para o desenvolvimento das funções mentais superiores do mesmo.

O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas"

FORMAS DE AVALIAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com