TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Vygotsky

Ensaios: Teoria De Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

2012/1

Na teoria de Vygotsky, encontramos uma visão de crescimento humano baseado na ideia de um organismo onde o pensamento é construído em um ambiente histórico e social: a criança reconstrói de dentro para fora internamente de uma brincadeira ou aprendizado externo que acontece todos os dias. Este crescimento interno e dito por Vygostsk de dupla estimulação, tudo que está no sujeito existe antes no social.

Acredito nesta visão de que somos frutos do ambiente em que vivemos dos amigos que temos da família. Sou cristã aprendi em minha casa que este e o melhor caminho desde pequena com atitudes da minha mãe do meu pai e me tornei o que sou hoje por consequência da família e cultura do meu estado. Por exemplo, a criança que está aprendendo a vogal a enquanto ela não internalizar e puder pensar sobre a vogal ao ponto de entender que a perninha da letrinha e feita para o lado direito ela sempre vai fazer para cima ou aleatório. Ou seja, o aprendizado acontece primeiro de dentro para fora.

As interações sociais na visão sócio-histórica permite pensar que o ser humano está em constante construção e transformação que, dependendo do seu ambiente social e cultural abre ao sujeito um leque de olhares possibilidades para a vida em sociedade ou pessoal familiar.

Para Vygotsky, é na vivencia entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois de internalizado será partilhado onde ele aprendeu e foi construído.

Quando pensamos em valores de construção e interação em sala de aula, é necessário dizer que este tema não fala de uma sala de aula compactuada de ideias social, cultural melhor dizendo não é uma classe homogêneas onde toda ela está em busca de uma visão. Não se pode pensar numa ideia de sala organizada, onde os alunos ouvem todos os comandos do professor respeitam a assimilam rapidamente tudo que e ministrado escrevendo ou gravando com entusiasmo. Como se fosse a única informação correta.

Quando pensamos em uma sala de aula, imaginamos que todos são iguais que terão oportunidade de reproduzir suas ideias, suas criticas onde ele e bem visto ao ponto se enxergar importante no processo de construção do próximo.

A luta dos educadores é para que o professor seja o articulador em sala de aula dos conhecimentos e todos se juntem em prol de um só alvo que é o conhecimento havendo parceria em uma grande construção, pois ao rever as parcerias o professor gera em seu aluno um desejo de pensar conjuntamente, pois ele percebe que mais fácil aprender com exemplos e pensamentos diferentes. E não esperar somente do professor para que tenha todas as respostas que ele almeja, percebe-se então que ele e capaz também de construir suas próprias ideias.

E dever do professor ensinar com sabedoria repassando seu conhecimento, mas levando também a entender que ele pode aprender com os amigos com a cultura, sociedade com a leitura, experiências. Ao professor cabe durante todo o processo sanar as duvidas existente formar e garantir o domínio de novos conhecimentos por todos os seus alunos.

A possibilidade de conhecimentos se abre em um todo o grupo que está ao seu lado à escola e um lugar onde nos deparamos com várias pessoas de diferentes pensamentos onde se trabalha respeito e crescimento juntos. Podendo ser espontâneo o seu desenvolvimento e eventual transformação.

O educador em sala de aula instrui, ensina informa corrige questiona,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com