TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Personalidade

Por:   •  27/5/2019  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Paula Cristina Vianna Domingues

20183301880

CONSULTORIA DE RH: PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA CARGOS DE LIDERANÇA 

RIO DE JANEIRO

2018

A importância do Líder nas organizações

O objetivo do líder é trazer a auto performance para o colaborador, buscando motivação e conseqüentemente engajamento que é a força que te impulsiona para o futuro, é o que gera resultados. Responsável por gerenciar as capacidades de cada um, integrar as atividades realizadas separadamente e animar o seu pessoal a trabalharem por um objetivo em comum. O talento de cada colaborador se transforma, assim expondo as qualidades e as habilidades.

Fortalecer o vínculo da empresa com o funcionário é de tal importância para o resultado final junto à organização, torna-se necessário que áreas e unidades da empresa estejam em harmonia, onde a informação seja bem transmitida.

Examinado o caso apresentado referente ao cargo de Gerência de Projetos em Angola ofertado para Coordenadora Mirella, sem passar por um processo seletivo para verificação do perfil e personalidade para o cargo pretendido, sendo assim, não conseguindo desempenhar o seu papel como líder, não se mostrando preocupada com os seus funcionários tendo um comportamento de constranger, humilhar (assedio moral), racismo e arrogância tornando em um ambiente danoso. Indo contra a tudo a qual um líder deve ser: boa comunicação, resiliência, proativo, estratégico, trabalho em equipe, espírito empreendedor e habilidades de negociação.

O grande erro do japonês Kinon Aimazaki foi não escutar o conselho e experiência do RH que indicou o processo de seleção interna por ser uma vaga de multiplicidade, com tudo não vendo o perfil e personalidade que são de máxima importância para vaga e colocando no cargo pretendido alguém sem experiência, por mais que tenha se destacado por mérito ao cargo antigo.

No mundo corporativo para que uma organização se desenvolva e conquiste seu espaço é fundamental a participação dos seus colaboradores, afinal, eles que são a alma do negocio.  

Relevância da Personalidade no Processo de Recrutamento e Seleção

Compreender a personalidade de uma pessoa no campo da contratação para uma vaga é o conjunto de pensamentos, motivos, emoções, interesse e atitudes sendo os elementos chaves: caráter, temperamento e constituição física é o que difere de outras pessoas.

Entender a personalidade de alguém propicia prever como uma pessoa vai agir e reagir frente ás situações no trabalho. No processo de seleção e recrutamento é a busca eliminar as falhas e detectando os valores do profissional essencial para a empresa.

O ser humano é muito complexo e encontrar talentos não é fácil, mais com um trabalho sério e de qualidade se atingi o objetivo de tornar a empresa competitiva e lucrativa.

REFERENCIAS

A Importância da Seleção no Processo da Contração – 2003 – Disponível em: < http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/3544/a-importancia-da-selecao-no-processo-da-contratacao.html >. Acesso 03 de novembro de 2018

A Importância do Líder para o Desenvolvimento das Organizações – 2018 – Disponível em: < https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/lideranca/a-importancia-do-lider-para-o-desenvolvimento-das-organizacoes/ >. Acesso 03 de novembro de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com