TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usina de Belo Monte e os Estudos Culturais

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Usina de Belo Monte e os Estudos Culturais

O presente trabalho vem apresentando como tema o caso da usina de belo monte e os estudos culturais. O mesmo tem como objetivo de mostrar as relações sociais das organizações e a sociedade. Os estudos culturais têm como objetivo estudar a diversidade na sociedade assim com compreender a cultura.

No estudo da usina de belo monte houve grande repercussão mundial devido a polemica por terem lados a favor e contra a construção. A parte a favor defendia a grande revolução do setor energético, onde a usina seria a segunda maior do Brasil e a terceira maior do mundo, com geração de energia de 11.233 megawatts com a capacidade de beneficiar 18 milhões de pessoas. A outra parte contra, defendia a questão ambiental, alegando o impacto causado pela construção da usina que afetaria diretamente os grupos indígenas e a população local.  

A carta foi enviada para as autoridades competentes e ao presidente Luiz Inácio lula da Silva em exercício na época, pelos índios de diversas tribos residentes na bacia do Xingu, pela qual se referia aos impactos ambientais causados pela construção da usina destruindo a flora e a fauna da região. Por outro lado desrespeitava os direitos dos índios e violava a constituição  Federal de 1988 assegura a todos os brasileiros o direito a um meio ambiente equilibrado e preservado, e eles que eles estavam lá desde a época da colonização, consequentemente afetando sua crença, costumes e cultura, pois com a imigração de milhares de trabalhadores para a região, constituía numa quebra de equilíbrio. Esse descontentamento dos índios teve o apoio de diversos órgãos, autoridades e celebridades como o greenpeace, a relatora da O.N.U Victoria tauli-corpuz, James Cameron, Sigourney Weaver e Darryl Hanna. As diferenças das opiniões consistem na construção da cultura de acordo com sua trajetória. A construção da usina afeta mais do que os estudos de impacto ambiental podem, afetar a rica cultura do brasileira que ainda é preservada. Não podemos ser demagogos que a região e o país serão beneficiados economicamente, mas no contexto ambiental a obra trará crescimento mas não desenvolvimento. Para o Brasil que é um país de grandes misturas étnicas e culturais, o conflito de opiniões abre uma barreira entre a sociedade atual e suas origens, portanto as origens de um povo devem ser preservadas para manutenção da história e a identidade de futuras gerações. Considerando os aspectos históricos do brasileiro em relação ao povo indígena, estamos em dívida com aqueles que estavam aqui desde antes do descobrimento pelos portugueses, sem falar do massacre que eles sofreram antes e após a colonização. Portanto esses esforços feitos por todos foram para garantir a sobrevivência do meio ambiente equilibrado, não só para os moradores locais mas também para toda a população, pois trouxe grande destruição e exploração de minerais, vegetais, desmatamento, desequilíbrio ecológico, a preservação da cultura indígena, mantendo elementos históricos indispensáveis à formação da identidade nacional dos brasileiros.

Nesse trabalho foram mostradas as relações organizacionais e a sociedade, mantendo o equilíbrio cultural de um povo. O mesmo deixou de aprendizado que devemos preservar nossa cultura mesmo em meio ao desenvolvimento e tecnologia pois ela que preserva a história de um povo e o conhecimento para futuras gerações. No âmbito acadêmico trouxe grande conhecimento e respeito a diversidade cultural. Devemos conhecer e preservar a cultura pois dela que teremos a identidade de nossos antepassados.                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com