TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto dissertativo: O caso da usina de Belo Monte e os Estudos Culturais

Por:   •  12/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Mauricio de Moura Conceição

Texto dissertativo: O caso da usina de Belo Monte e os Estudos Culturais

                                           

Salvador

2017

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Mauricio de Moura Conceição

Trabalho apresentado ao Curso de Administração, do Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial para avaliação (AV3) da disciplina de Estudos Culturais.

Salvador

2017

O caso da usina de Belo Monte e os Estudos Culturais

Introdução

Como os Estudos Culturais são pesquisas sobre a cultura e a diversidade de cada ser humano, tenho como objetivo falar sobre a Usina de Belo Monte. Vou criar um texto dissertativo falando sobre esta usina, vou discutir minha opinião e vou comentar sobre o conceito de Diversidade, Cultura, Etnocentrismo, Relativismo, Identidade, Etnia, Etnicidade e Multiculturalidade. Que faz parte dos estudos culturais que estuda também a interação intercultural estabelecidas na contemporaneidade

Belo Monte a hidrelétrica que vai ajudar o Brasil com a maior crise de energia da historia, quando for construída ocupara a Quarta posição no ranking de maior hidrelétricas do mundo.

Localizada no Sul do oeste do Pará, e é a maior Obra do País com mais de R$ 25,8 bilhões já investidos.

O projeto com decorrer do tempo sofreu mudanças por causa dos seus impactos ambientais e proteções.

DESENVOLVIMENTO

Sabemos que no Brasil, há muito tempo atrás, estuda o relacionamento entre a natureza e o homem, em diversas vezes nas maiorias a natureza sempre sai prejudicada nesse relacionamento entre os dois, como é o caso de Belo Monte que vem como um grande reforço para a diminuição da crise de energia da historia e com o aumento de energia do Brasil, onde a as tribos indígenas e a fauna e flora sofrem com a construção.

A  contrução destruí completamente área da tribo indígena e a grande área incalculável da área ambiental. No Conceito de Diversidade o conceito, que destaca diferentes características socioculturais que o cada um dos seres humanos apresenta, todo individuo esta dentro na diversisdade, ela tem que ser valorizada porque a diversidade de vários tipos de pessoas continue presente no futuro de outras gerações . Uma sociedade que sofreu com essa ameca, foram os indígenas do Xingu,claramente  a cultura não pode ser qualidicara como superior ou inferior. Os Xingus teve seus direitos de terra desrreispeitados, foram ameaçados por conta da Belo Monte, não deveria ter acontecido essa fato , porém a visão etnocêntrica da sociedade que classifica com inferioridade e superioridade entre as diferentes culturas, desrespeita a cultura indígena em prol do benefício da cultura que para ela é superior ou deve ser priorizada, mas com a visão do relativismo cultural sabemos que a hierarquia cultural é rompida em prol da conclusão que todas as culturas de todas as sociedades é importante e deve ser respeitada. No quesito identidade o povo indígena mesmo tendo um diálogo entre o governo, esse diálogo é importante pois garante a coexistência humana nesse caso entre culturas diferentes. Expressando sua divergência contra a construção da usina. A etnicidade se dá quando os elementos que identificam os povos são respeitados e não violados, no quesito multiculturalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com