TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização De Ferramentas De Gerenciamento De Risco Na Mineração

Artigo: A Utilização De Ferramentas De Gerenciamento De Risco Na Mineração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  6.532 Palavras (27 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 27

AS FERRAMENTAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCO IMPLANTADAS EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO SUBTERRÂNEA EM MINAS GERAIS

EMILIANA LOPES DA SILVA

RESUMO

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) visa a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho das empresas de mineração, tornando compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores. Desenvolver, aplicar e cumprir o programa, atendendo às normas de segurança e saúde deve ser uma preocupação das empresas mineradoras. Este artigo apresenta estudo realizado em uma empresa mineradora subterrânea, localizada na região de Santa Bárbara no Estado de Minas Gerais, verificando as ferramentas aplicadas para implantação do programa de gerenciamento de risco. Percebeu-se que o PGR existente na empresa foi elaborado e aplicado para atender as exigências legais, criando mecanismos para execução das atividades, com a participação dos empregados da empresa, numa visão ampla e sistêmica do processo de gestão de riscos.

Palavras-chave: Mineração; Programa de Gerenciamento de Riscos.

ABSTRACT

The Risk Management Program (RMP) aims at preservingthe health and integrity of workers through the anticipation, recognition, evaluation and control of environmental risks that exist or will exist in the work environment of the mining companies, making it compatible planning and the development of mining activities with the ongoing search for the safety and health of workers. Develop, implement and enforce the program, meeting the standards of health and safety should be a concern of the mining companies. This article presents a study carried out in a subterranean mining company, located in the region of Santa Barbara in the State of Minas Gerais, checking tools applied to implement the risk management program. It was noticed that the PGR in the enterprise has been developed and implemented to meet the legal requirements, creating mechanisms for implementation of activities, with the participation of all employees of the company, in a broad and systematic process of risk management.

Key words: Mining, Risk Management Program.

1- INTRODUÇÃO

Este artigo versa sobre a importância do PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos na mineração. Esse programa tem como finalidade identificar e indicar as medidas de controle para os fatores de risco ambientais que possam causar danos à saúde dos trabalhadores durante o exercício de suas atividades em uma mineração, tendo em vista sua natureza e o tempo de exposição. O PGR instituído pela Portaria 2.037 de 15 de dezembro de 1999, que aprovou a Norma Regulamentadora Nº 22 “Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração” (BRASIL,1999). O estudo das ferramentas aplicadas para o gerenciamento de risco e sua eficácia foi realizado em uma empresa mineradora de ouro da região de Santa Bárbara, no Estado de Minas Gerais, que possui outras unidades nos municípios de Nova Lima e Sabará no mesmo Estado.

A preocupação com a saúde e a segurança do trabalhador no setor mineral tem crescido em função da conscientização de empregadores e empregados, os quais vêm buscando respeitar às novas legislações, implementando mudanças comportamentais, uma vez que vem aumentando, nos últimos anos, o número de acidentes e doenças ocupacionais.

Em virtude da maior conscientização e preocupação das empresas e empregados, o panorama da segurança do trabalho no Brasil tem se alterado, de modo que o que antes era considerado custo, hoje, é visto como investimento. Paralelamente, a legislação específica para mineração está se atualizando e a fiscalização está cada vez mais atuante e rigorosa. Tais fatores contribuem para uma melhoria nas condições de saúde, higiene e segurança no setor.

Uma política de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) contribui para o estabelecimento das mudanças e melhorias propostas, já que promove um maior comprometimento da gerência da empresa. A Norma Regulamentadora 22 (NR-22) determina a elaboração do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), obrigando as empresas do setor de mineração a agirem de modo preventivo, garantindo, assim, a saúde e a segurança dos trabalhadores. As empresas do setor mineral são classificadas no grau de risco grau 4, segundo o Quadro 1, da Norma Regulamentadora 4 (BRASIL, 1978), o que reflete uma maior exposição do trabalhador aos riscos e na ocorrência de acidentes. Dessa forma, a identificação e o controle dos riscos são etapas essenciais para a prevenção e para o gerenciamento dos riscos no ambiente de trabalho.

A falta de gerenciamento dos riscos vem sinalizando um entrave para que a empresa alcance seus objetivos e metas, pois as medidas de controle devem ser priorizadas em função do perfil de risco de cada área.

As consequências de não gerenciar ou a falha do gerenciamento de riscos refletem de maneira negativa na obtenção dos resultados da empresa, uma vez que as ocorrências de acidentes e doenças do trabalho geram repercussões negativas tanto para os trabalhadores quanto para a imagem da empresa e impedindo o alcance de um patamar elevado referente à segurança, saúde e meio ambiente em nível nacional e mundial.

2- OBJETIVO

O objetivo deste estudo é evidenciar que a utilização de ferramentas de prevenção dos riscos contribui para o seu gerenciamento e controle . Buscou-se também verificar que a antecipação, identificação e avaliação dos riscos à segurança, saúde e meio ambiente por meio de um processo continuo, formal, estruturado e engajado traz melhorias da qualidade de vida dos trabalhadores, redução dos acidentes de trabalho e maior lucratividade para a empresa.

3 - METODOLOGIA

A metodologia deste estudo teve caráter exploratório com visitas à empresa de mineração no município de Santa Bárbara, no Estado de Minas Gerais, objetivando conhecer o processo produtivo para extração do minério e o programa de gerenciamento de risco, tendo assim informações sobre a gestão de riscos, as melhorias obtidas, a fim de responder ao problema levantado.

A empresa estudada realiza atividades de mineração e beneficiamento de de minério de ouro no Distrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com