TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES - COMO AS LIDERANÇAS PODEM INTERFERIR NO PROCESSO MOTIVACIONAL DAS PESSOAS E NAS ORGANIZAÇÕES

Pesquisas Acadêmicas: COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES - COMO AS LIDERANÇAS PODEM INTERFERIR NO PROCESSO MOTIVACIONAL DAS PESSOAS E NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 5

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES - COMO AS LIDERANÇAS PODEM INTERFERIR NO PROCESSO MOTIVACIONAL DAS PESSOAS E NAS ORGANIZAÇÕES

INTRODUÇÃO

Em um contexto onde a competitividade é cada vez maior e a concorrência é cada vez mais acirrada, surge à necessidade das empresas melhorarem sua condição de sobrevivência no mercado. Diante de um mercado tão competitivo, o ser humano passa a se constituir no mais importante ativo intangível de uma organização.

Nesse cenário é possível perceber que os colaboradores buscam mais do que dinheiro no trabalho e necessitam de outros estímulos. Eles desejam pertencer a um grupo e ser considerados como membros significativos do mesmo. Quando os trabalhadores conseguem um sentimento de valor pessoal, eles participam de forma efetiva das decisões que afetam o seu trabalho.

Um colaborador poderá estar dotado generosamente de todas as qualidades necessárias ao desempenho do cargo, ter as ferramentas necessárias, e um bom ambiente de trabalho, mas isto não irá garantir que ele executará a contento sua tarefa. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva.

Motivar as pessoas no processo de trabalho não constitui uma tarefa fácil, visto que muitas obtêm pouca satisfação pessoal dos seus empregos e auferem pouco senso de realização e criatividade. É necessário que as organizações adotem uma administração mais participativa em que as pessoas possam ter um papel mais dinâmico.

É nesse cenário que surgem os líderes, a fim de melhorar o tratamento dado às pessoas e propiciar um ambiente motivacional de trabalho mais favorável e amigável. Cabe ao líder saber como extrair do ambiente de trabalho as condições necessárias para elevar a satisfação profissional, além de reconhecer os membros de sua equipe como indivíduos com desejos e necessidades diferentes e tratá-los como tais. O líder deve atuar como um facilitador no processo de oferecer as recompensas que motivam seus liderados.

DESENVOLVIMENTO

O tema liderança deve ser associado à motivação da equipe o que depende fundamentalmente do estilo de liderança do líder, que precisa entender porque as pessoas se comportam de determinada maneira.

O líder precisa conhecer a sua equipe para identificar as necessidades de cada membro e procurar atender de acordo com as características de cada um. Uma equipe motivada é uma equipe com moral elevado, que é uma decorrência do estado motivacional das pessoas, provocada pela satisfação de suas necessidades individuais.

Os processos sociais e comportamentais da motivação e da liderança estão interligados. A liderança está associada a estímulos, incentivos e impulsos que podem provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais.

A ligação entre os processos de motivação e liderança revela que o líder sempre é um instrumento do grupo. O entendimento das motivações dos seguidores explica o processo social da liderança e também possibilita o desenvolvimento de líderes.

Alguns aspectos que podem ser considerados pelo líder para ter uma equipe motivada são:

• Conhecer as competências da equipe. É necessário que o líder tenha o mapeamento da sua equipe, conheça os talentos e saiba quais são os GAPS de desenvolvimento de cada um.

• Dar feedbacks constantes ajudando os liderados a melhorar seus pontos fracos e a ressaltar seus pontos fortes, lembrar também de dar feedbacks positivos.

• Delegando: através da delegação o líder prepara a equipe para novos desafios, demonstrando confiança em seus liderados e ainda ganha mais tempo para outras tarefas importantes.

• Investindo em treinamentos, para você e para sua equipe. Isto faz com que as pessoas constantemente se questionem.

• Sendo um líder Coach: Utilizando a ferramenta de coaching para o desenvolvimento da equipe, criando um clima de comprometimento.

• Sendo um líder servidor: Dê aos seus liderados o que eles precisam e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com