TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A composição química dos produtos de maquiagem

Por:   •  11/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  8.470 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Salgado de Oliveira

Tecnólogo em Estética e Cosmetologia

Cristiane Alves de Souza Silva

Kátia Oliveira

Leandra da Silva Alves

Lorena Queiros Oliveira

Mariana de Oliveira Pinto

Priscilla Corrêa Hainfellner

Taiani Barros dos Santos

A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS PRODUTOS DE MAQUIAGEM

Niterói

Outubro/2015

Cristiane Alves de Souza Silva

Kátia Oliveira

Leandra da Silva Alves

Lorena Queiros Oliveira

Mariana de Oliveira Pinto

Priscilla Corrêa Hainfellner

Taiani Barros dos Santos

A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS PRODUTOS DE MAQUIAGEM

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo em Estética e Cosmetologia da Universidade Salgado de Oliveira como requisito parcial para à conclusão da disciplina de Cosmetologia .

Professora: Maria Cristina Reis Mansur.

Niterói

2015

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO_______________________________________________01

2. O PRIMER__________________________________________________01

2.1 COMPOSIÇÃO DO PRIMER __________________________________02

3. AS SOMBRAS ______________________________________________02

3.1 COMPOSIÇÃO DAS SOMBRAS _______________________________03

4. LÁPIS PARA OLHOS_________________________________________05

4.1 COMPOSIÇÃO DOS LÁPIS PARA OLHOS_______________________05

5. LÁPIS LABIAIS______________________________________________06

5.1 COMPOSIÇÃO DOS LÁPIS LABIAIS____________________________06

6. BASES_____________________________________________________06

6.1 COMPOSIÇÃO DAS BASES___________________________________07

7. CONCLUSÃO________________________________________________08

8. REFERÊNCIAS_______________________________________________08

1.INTRODUÇÃO

Os produtos de maquiagem possuem, por tradição, as composições mais delicadas da estética visto que são aplicados na pele (base), nos cílios (máscara ou rímel), em volta dos olhos (lápis, Kohl, delineador), nos lábios (batom).

Suas formulações são concebidas a fim de proporcionarem um efeito geralmente múltiplo: mascarar ou atenuar as imperfeições de um rosto, proporcionar uma tez aveludada ou uma cor com nuances e assim transformar sutilmente a aparência e proteger contra as agressões externas. A paleta de cores utilizada atualmente para fabricar as maquiagens se desenvolveu amplamente. Sua utilização corresponde a certos códigos da imagem que as pessoas desejam ostentar: mulher delicada, mulher de negócios,etc. As maquiagens são compostas por matérias compactas e não abrasivas que não devem perder sua capacidade de fixação nem sua textura após serem aplicadas.

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns itens de maquiagem e suas formulações.

2.  O PRIMER

O Primer além de ajudar a fixar, o produto também confere um aspecto mais uniforme a pele escondendo linhas finas de expressão e poros dilatados (no caso do Primer facial), sulcos e desidratação (no caso do Primer labial) e oleosidade e imperfeições (no caso do Primer para olhos). Ele é utilizado na fase de pré-maquiagem, após o uso do tônico e do hidratante facial e antes de começar a aplicar a base ou o pó.

 Intensifica e potencializa a cor da maquiagem, deixando ela mais atrativa e bonita, diminui os poros abertos deixando a pele com aspecto mais liso, suaviza a superfície da pele preenchendo pequenas imperfeições, cicatrizes e linhas finas de expressões, proporciona criação de uma superfície ideal na pele para aplicação da maquiagem, ajudando a gastar menos produtos. Esse produto também faz com que o brilho e a oleosidade naturais da pele diminuam, além de iluminar a pele, deixando o rosto com aparência mas jovem. Ou seja, é um produto que se tornou indispensável para a maquiagem.

Importante observar que o Primer não é um produto de tratamento da pele, pois ele apenas proporciona esses benefícios durante o tempo em que está aplicado no rosto, olhos ou lábios. Ele não trata a oleosidade, não fecha os poros de forma definitiva, não acaba com as rugas e as linhas de expressão. Tem variação de preço entre 27,00 e 128,00 dependendo da marca.

2.1.COMPOSIÇÃO DO PRIMER

Cyclopentasiloxane: É um silicone volátil. Sua função é melhorar a espalhabilidade e dar brilho.

Dimethicone crosspolymer: (crospolímero de dimeticona): Proporciona sensação sedosa, seco, suave.

Aluminum starch octenylsuccinate: (octenilsuccinato de amido alumínico): É um agente absorvente e anti-aglomerante, responsáveis por absorver a oleosidade, dar viscosidade.

Dimethicone/Vinyl dimethicone crosspolymer silica: (dimeticona/crospolímero de vinil dimeticona sílica): Absorvedor de oleosidade excessiva da pele, mascara as rugas e linhas de expressão, proporciona efeito matte.

3. AS SOMBRAS

Existe um ditado que diz que “os olhos são a janela da alma”, e um olhar pode dizer bem mais sobre você do que qualquer palavra; por isso, é preciso muito cuidado na hora de maquiar essa área do rosto. A maquiagem dos olhos pode apenas aumentar o olhar, aprofundar seus olhos ou transparecer sensualidade, ousadia, alegria e mistério e você pode fazer tudo isso com apenas um item de maquiagem: a sombra.

Para realçar o seu olhar, algumas sombras podem lhe ajudar muito, por exemplo: olhos verdes ficam mais destacados com cores lilás, roxo, vinho e violeta; já os azuis pedem tons mais terrosos e castanhos ficam em destaque com sombras chumbo e prata.

Mas muito além de combinar as sombras com a cor de seus olhos, as sombras podem expressar seu estado de espírito e, por isso, são peças-chave em qualquer maquiagem.

Se você quer um olhar matador e cheio de segundas intenções as sombras pretas esfumadas com toques de prateado e perolado vão carregar seu olhar de sensualidade e podem ser destacadas, ainda mais, com rímel e lápis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com