TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A democratização do ensino passa pela competência docente

Resenha: A democratização do ensino passa pela competência docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

A democratização do ensino passa pela competência docente:

Discutir a formação dos profissionais da educação escolar, significa assumir a formação do educador em serviço, como um meio e não como um fim em si.

A questão da democratização do ensino certamente, terá uma função importante no processo de construção da escola pública brasileira, uma nova escola (não confundir com ´´escola nova ``), democrática necessita de educadores mas competentes para que cumpra de maneira diferenciada, para melhor a sua função social.

Prevê estudo contínuo e para todos

O ciclo de aprendizado funciona bem quando todos se aperfeiçoam. A atualização constante de toda a equipe pedagógica da rede faz parte do Projeto Chapada, promovido pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Em Boa Vista do Tupim, a 318 quilômetros de Salvador, professores, coordenadores e diretores aprendem sempre. Formadores e seus tutores também se mantêm estudando para garantir bons resultados

na rede.

Ajuda a formar novos quadros

A escola jamais deve formar seus professores apenas com a ajuda de programas externos. O estudo contínuo durante o horário de trabalho pedagógico é necessário para desenvolver o potencial formativo da própria equipe escolar. O programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, incentiva essa autonomia.

Conhece a realidade local

Consultar os professores durante o planejamento da formação torna os estudos mais coerentes e focados nas reais necessidades da rede.

Valoriza o contexto profissional

Diferentes profissionais têm expectativas e objetivos diversos ao participar de uma formação. Por isso, é essencial agrupá-los de acordo com a área de atuação, o que torna as discussões mais aprofundadas.

O conceito de competência docente apresenta cinco:

Domínio competente e crítico do conteúdo a ser ensinado:

Clareza dos objetivos a serem atingidos:

Domínio competente dos meios de comunicação a serem utilizados para a meditação eficaz entre o aluno e os conteúdos do ensino:

Visão articulada do funcionamento da escola, como um todo:

Percepção nítida e critica das complexas relações entre educação escolar e sociedade.

Considerações finais:

O presente texto teve como principal objetivo discutir, sem com tudo esgotar a formação continuada de professores no cotidiano da escola fundamental, especificando o papel do diretor neste processo. Procurou se também contextualizar a questão da formação do educador em serviço, no panorama mais amplo da democratização do ensino.

O cotidiano escolar, a realidade do dia a dia da escola, foi abordado como uma instancia privilegiada para formação do educador em serviço, desde que se resolva com urgência, a questão salarial dos profissionais e ofereçam se condições gerais básicas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com