TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre aprendizagem e desenvolvimento e a importância de cada

Projeto de pesquisa: A diferença entre aprendizagem e desenvolvimento e a importância de cada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Distinção entre Treinamento e Desenvolvimento

Enviado por tatatadacunha, marco 2014 | 4 Páginas (964 Palavras) | 2 Consultas

|

4.5

1

2

3

4

5

|

Denunciar

|

SIMON DIZ, “CLIQUE ABAIXO."

Envie



Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Atividade: Atividade Individual

Título: Fórum Competência e Desenvolvimento

Aluno:

Disciplina: Gestão de Pessoas

Introdução

A gestão otimizada dos métodos de treinamento e desenvolvimento permite que a empresa possa fomentar a criação e o espaço de ambiente saudável e produtivo, voltado para realização das pretensões e aspirações tanto dos gestores quanto dos trabalhadores. Para tanto, não se pode admitir um (treinamento) sem outro (desenvolvimento), pois é na condição da sinergia obtida com a atuação de ambos que a empresa pode melhor reunir condições de crescimento.

Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um

O treinamento está ligado a aspectos de introdução e aprimoramento de habilidades técnicas específicas – “o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato, 2002) -, enquanto que o desenvolvimento é a operação na qual a formação e a preparação do ser humano se liga a aspectos exógenos da sua atividade, tais como sua carreira, mas voltado a uma compreensão holística de sua função e de suas habilidades específicas – “o preparo da pessoa para a vida e pela vida” (Chiavenato, 2002).

Ambos estão ligados de modo íntimo, pois embora seja possível que a empresa se contente com o “treinamento” de seus colaboradores, focar apenas no fomento de habilidades específicas não garante o sucesso e a criação de um ambiente virtuoso. Poroutro lado, pensar apenas em desenvolvimento, sem levar em conta aspectos da formação de habilidades específicas, pode no mais das vezes propiciar que os funcionários estejam preparados para o mercado e não para a empresa. É preciso que treinamento e desenvolvimento andem juntos, de modo a criar o ambiente adequado para consecução das finalidades sociais da empresa.

Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente

A inadequação ou inexistência de treinamento tende a criar ambientes nos quais há uma diminuição da produtividade, piora da comunicação e do relacionamento interpessoal, despreparo quanto à substituição e a movimentação de colaboradores, aumento dos índices de acidente de trabalho, perda de ganho de eficiência (diferencial competitivo) da empresa frente aos concorrentes, ambiente de trabalho hostil onde a meritocracia não avança.

Tipos de treinamento que destaquem os princípios da organização e valorizem seus funcionários

O treinamento capaz de destacar os princípios da organização e valorizar os funcionários são aqueles que permitam uma fluência omnidirecional das informações e do conhecimento, de modo a assegurar uma postura proativa do funcionário, atuando de forma de forma eficaz (comissiva) no afã de compreender e executar os desígnios da empresa, e também de forma a permitir que o feedback seja assegurado, ou seja, de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com