TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Aprendizagem

Casos: Desenvolvimento E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 7

Este trabalho discorre sobre a importância do trabalho pedagógico na educação infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

A necessidade das escolas e dos professores pela busca constante do conhecimento, do planejamento como base e ponto de partida para que as atividades pedagógicas sejam realizadas e alcançadas, destacando o ambiente alfabetizador e a presença do lúdico, porque as crianças deixaram a passividade de apenas receber para compreenderem-se como construtoras do saber

Uma educação infantil que respeite direitos da criança em um espaço

adequado, rico em estímulos, agradáveis aos olhos infantis num

tempo bem planejado capaz de satisfazer suas necessidades em

busca da construção de novos saberes e da descoberta do mundo a

sua volta (MORENO, 2007, p. 55).

Ao longo dos anos, a mulher foi ocupando um espaço muito importante na composição da renda familiar e assumindo responsabilidades cada vez maiores, passando longos períodos fora do lar, longe dos filhos e consequentemente, as tarefas de cuidar e educar foram delegadas aos professores desde os primeiros meses de vida da criança, começando na creche.

Porém, mesmo que tal delegação não seja formalizada sempre foi muito comum cobrar essas responsabilidades do cuidar e educar dos professores, porque as escolas passaram a ser mais um abrigo assistencialista do que educativa.

Através de leis e diretrizes como a LDB, ECA e do Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI,que foi desenvolvido como referência dos objetivos, dos conteúdos e didáticas para os professores que trabalham com crianças nos anos iniciais, respeitando ao planejamento e avaliação que atenda a diversidade cultural de cada região do Brasil, e assim as escolas de educação infantil se fortaleceram ao ter o apoio às práticas e as atividades da escola, do professor, dos pais e das crianças. A situação assistencial unilateral passou a exercer a arte do cuidar e educar.

Para um professor de educação infantil, cuidar e educar as crianças, não é um dever profissional, é um compromisso com uma vida em formação social, biológica, emocional e o início da sua formação acadêmica, o que pode ser bom ou não. É uma responsabilidade muito grande, de dedicação e de amor. Cuidar e ensinar é se compreender dentro do processo de crescimento e desenvolvimento das crianças.

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos. O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção à saúde. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. (BRASIL, 1998, 1v, p.24-25).

Como sabemos, o processo de educar não é só de responsabilidade da escola e do professor, até porque a criança recebe experiência e conhecimento através do ambiente familiar e social em que vive.

Para os professores, o cuidar e o educar são as bases para o desenvolvimento das crianças, a partir da adaptação e socialização, interação e do aprendizado , todas as atividades como brincadeiras, lúdico, alimentação, higiene, etc, fazem parte do conteúdo pedagógico, são ações conjuntas entre o cuidar e educar ao mesmo tempo que vão contribuir para formar cidadãos para a vida.

E para que ocorra esse desenvolvimento e formação é de fundamental importância que o professor faça uso de um planejamento que possa garantir a aprendizagem, é ter um ponto de partida e saber aonde se quer chegar, pois sem objetivos nada se alcança, sempre flexível para que possa lidar comas mudanças necessárias à turma ou até mesmo para que atenda a um aluno em particular.

Um professor que faz seu planejamento voltado ao desenvolvimento físico-motor, afetivo, social e cognitivo da criança, valorizando as conquistas de seus alunos, colabora para que alcancem essas metas, já está praticando a avaliação do desenvolvimento e de seu próprio trabalho.

A avaliação é o meio pelo qual o professor identificará o sucesso ou não do que foi planejado e realizado, o que fazer para corrigir e aperfeiçoar as habilidades, os conteúdos, as atividades desenvolvidas, e o conhecimento, é a concretização da interação entre professor e aluno, mesmo que seja difícil e trabalhosa.

Uma das ferramentas de avaliação na Educação Infantil é o registro diário. É a prática avaliativa do desenvolvimento e do conhecimento que o professor tem do aluno.

O passo seguinte é a alfabetização. Os métodos de alfabetização, sintético e analítico, tem sido muito discutido por pesquisadores ao longo dos anos, e Mortatti (2000) aponta quatro momentos importantes que marcam essa discussão, desde a cartilha até o momento atual em que introduziu-se o modelo construtivista de Jean Piaget e em desenvolvimento por Emília Ferreiro, provocando mudanças na forma de ensinar.

A partir desse momento, todas as atividades planejadas, realizadas e avaliadas pelo método construtivista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com