TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação Matemática contribuindo na formação do cidadão/consumidor crítico, participativo e autônomo

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de avaliação a distância 2 (AD2)

UA: Prática Educativa Alicerçada nas tendências em Educação Matemática

A educação Matemática contribuindo na formação do cidadão/consumidor crítico, participativo e autônomo.

  1. Apresente um resumo da sua leitura correspondente ao seu tema, indicada no Quadro 1 e 2 e da sua participação nos dois fóruns indicados. 

Hoje em dia estamos lindando com um grupo de pessoas com ideais e personalidades distintas, ou daquilo mesmo que a pessoa quer se tornar, sendo assim, como consumidor temos duas percepções dos produtos: através da publicidade onde são apresentados as qualidades do produto, ou através de contato físico com o produto onde colocamos na balança as qualidades, defeitos, e se são úteis as suas necessidades. Para juntar tais informações o consumidor requer um nível de alfabetização nem sempre elementar.

A alfabetização implica uma alfabetização matemática, tecnológica, cultural e ideológica, dentre outras. O papel da matemática é de extrema importância, pois desenvolve a leitura, interpretação, reflexão lógica e tomada de decisão. Desde a análise da quantidade de produto e de seus componentes, de sua durabilidade e validade, da relação custo/benefício até a decisão de compra e forma de pagamento, conceitos matemáticos trabalhados no Ensino Fundamental. Ainda podemos dizer que a tomada de decisão de compra/consumo implica questões financeiras como a relação custo/benefício, quantidade/qualidade e custo/poder de aquisição, o que nos leva a questões acerca de financiamento.

Portanto a conscientização sobre estratégias financeiras e de publicidade devem ser tratadas desde cedo pelos pais e pela escola, formando cidadãos conscientes de seus direitos, em defesa da cultura, da educação e do diálogo.

Através da matemática pode-se tomar decisões importantes, como na matemática financeira analisando descontos, formas de pagamento e investimentos, análise quantitativa com relação ao sistema internacional de unidades, representações dos números em situações de medidas, pesquisa de comércio.

O professor através da transposição didática propõe a transferência das experiências desenvolvidas em atividades com alunos. Isto implica em uma nova construção de conhecimento, reelaborando estas experiências pensando nas realidades, potencialidades, interesses e na própria dinâmica de produção de conhecimento em sala de aula, a partir de um contrato didático coletivamente constituído.

  1. Apresente aqui o resultado da sua leitura e análise sob a ótica das Tendência em Educação Matemática no contexto dos temas discutidos e analisados nas leituras. Justifique devidamente as tendências em educação matemática que surgiram no decorrer da sua leitura.

Ao iniciar em uma nova turma, o professor deve investigar como é o cotidiano da turma em que está trabalhando. Dessa forma, é possível abordar em seus conteúdos assuntos financeiros e consumistas aplicáveis ao contexto dos alunos, para que assim, a aula se torne mais atrativa e de conscientização.

Na nossa proposta curricular que tem como base a teoria do ensino desenvolvimental, propondo que o aluno possa ser sujeito e coautor dos conceitos ministrados pelo professor em sala, através de situações desencadeadoras de aprendizagem. Um método muito pouco usado nas escolas, apesar dessa teoria ser abordada em encontros para os professores do estado de SC.

É necessário ao professor o domínio dos conteúdos expostos, para que durante as aulas haja contextualização e efetivação do aprendizado. Com mais interação entre professor/aluno, os alunos se sentem mais confiantes a interagir e tirar dúvidas, e consequentemente, se tornar cidadãos consciente e críticos.

Através de exemplos o professor consegue incentivá-los de que conhecendo os conceitos matemáticos é possível tomar a melhor decisão com relação a compras para que se possa economizar e manter suas finanças em dia. Exemplo analisado 1: melhor do que pagar juros é receber juros. Essa é a principal diferença entre financiar a compra de um bem e investir no mercado financeiro. Comparando o financiamento de um automóvel e a rentabilidade de uma aplicação em fundo composto a prazo fixo nos mesmos moldes, o coordenador do MBA de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Roberto Zentgraf, afirma que o investimento, em três anos, dá uma diferença de dois carros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com