TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Área de Marketing engloba as relações no que desrespeito na forma de atrair o consumidor

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Portfólio 01- pesquise e escreva uma relação de, no mínimo, 4 (quatro) atividades de cada uma das áreas de atuação da administração pública.

MARKETING

A área de Marketing engloba as relações no que desrespeito na forma de atrair o consumidor, atividades voltadas à satisfação das necessidades do publico alvo, utilizando-se dos meios de comunicação, promoção, brindes, etc. como maneira de organizar a concentração demandada sobre o produto, assim como a quantidade de oferta.

  1. Determinar as características do mercado- nesta atividade é importante aponta que para desenvolvimento do projeto de ação deve-se ter em vista a analise do mercado empresarial, avaliando e monitorando constantemente todos os processos que diretamente e indiretamente implicam nas formas de estratégias e decisões organizacionais. Uns dos aspectos a serem estudados são socioeconômicos, fiscais, tributários, renda, estrutura física, consumo, potencialização, entre outros.
  2. Analisar a participação no mercado- cada empreendimento estar sendo influenciado por seu mercado de atuação, que por meio da concorrência e seu posicionamento frente ao mercado designa diversas decisões e estratégias em busca da vantagem competitiva. Empresas adotam participação de mercado em vista a seu desempenho, através do Market Share.
  3. Realizar o benchmarking- processo de monitoramento e comparação com a concorrência, buscando estar sempre à frente nas melhorias e inovações do seu produto, sendo uma prática sequencial que possibilita as vantagens competitivas.
  4. Realizar previsões de curto e longo prazo- processo de decisão sobre as atuações a serem realizadas, sendo em curto prazo quais as atividades necessárias para resultados breves e em longo prazo, quando os resultados são obtidos no decorrer do período com atuações pré-definidas e avaliadas constantemente.

RECURSOS HUMANOS

Administração de Recursos Humanos tem como base a participação de pessoas que constituem quadro organizacional com finalidades de alcançar objetivos e comprimento de metas da empresa.

  1. Treinamento e Desenvolvimento- constituem-se no processo de aprimoramento e aprendizagem de habilidades exigidas por determinado cargo na instituição, que através de procedimentos de orientações podem ser potencializadas. Tal atividade de treinamento e desenvolvimento desempenhada pelo RH deve ter como base levantamento dos dados de seus empregados, analisando as eventuais necessidades e melhorias que carecem adaptar. “Conforme Araújo (2006), o Processo de Treinamento e desenvolvimento e suas principais finalidades são:
    •Adequar a pessoa à cultura da empresa;
    • Mudar atitudes;
    • Desenvolver pessoas;
    • Adaptação das pessoas para lidar com a modernização da empresa;
    • Desfrutar da competência humana;
    • Preparar pessoas para serem remanejadas;
    • Passar informações adiante; e
    • Reduzir custos na busca por objetivos empresariais.”
  2. Recrutamento e Seleção- trata-se do processo de verificação de perfis de competências de candidatos ao um estimado cargo. São procedimentos que dependem muito da instituição, do tipo de produção, da necessidade de novas contratações, disponibilidade financeira, entre outros, para ocorrer seletivas. Elaboram-se estratégias para que possa mostrar verdadeiramente o profissional mais indicado para admissão, métodos esses de auto avaliação, entrevistas coletivas ou individuais, avaliações presenciais, etc.
  3. Remuneração e Benefícios- o RH faz-se uso de incentivos motivacionais de remuneração e benefícios em função do aumento da produtividade dos negócios e permanecia de funcionários, estimulando um bom relacionamento organizacional, pode-se classificar dentre os métodos utilizados como, remuneração fixa, férias, 13º salário, plano de saúde e alimentação, seguro de acidentes, entre outros.
  4. Programa de Gestão de pessoal- trabalho de responsabilização das equipes, grupos de melhoria contínua de progresso, diversidade que engloba todas as atividades citadas acima e assim como também outras, manutenção (relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho),
    monitoração (banco de dados e sistemas de informações de RH).

PRODUÇÃO E SISTEMAS

Produção trata-se do processo de transformação que resulta no produto final.

  1. Gestão de Operações, Tecnologia e Logística- processo que busca analisar e identificar as necessidades de instalação de ferramentas transformadoras da matéria sobre os diferentes aspectos das atividades produtivas, incluindo a inserção das tecnologias, gerindo a produção de bens e serviços.
  2. Especificação e distribuição de recursos necessários para realização da produção e acumulo de subsídios.
  3. Gestão da Qualidade, Produtividade e Mudança- envolvem todos os aspectos organizacionais em vista as transformações e os resultados, coordenando os processos produtivos de maneira eficiente considerando os grandes avanços e modificação das tecnologias, em busca de excelência nos serviços e na manufatura.
  4. Gestão de Sustentabilidade- busca desenvolver meios de produção de bens e serviços de maneira socioambientais, um relacionamento de desenvolvimento empresarial sustentável juntamente em vista a competividade.

FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIA

Finanças "é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio", de acordo com Gropelli e Nikbakht (1998).

  1. Análise e planejamento financeiro- avaliar e criar planos de ação diante dos interesses organizacionais e situação financeira da empresa, transformações de dados financeiros, que são analisadas as necessidades de aumento e redução da capacidade de maximiza dor de lucros e produtividade.
  2. Tomar decisões de investimentos- processo de decisão que desrespeito ao balanço patrimonial da empresa, recursos necessários para o conseguimento dos objetivos da instituição, assim podendo ser de curto prazo e de investimento permanente, bens e direitos adquiridos pela organização.
  3. Tomar decisões de financiamento- esta voltada na atuação de maneiras mais favoráveis de financiamento de curto e longo prazo, sendo estes investimentos chamados de orçamento de capital, onde o gestor financeiro busca oportunidades de investimento cujo valor, seja maior do que o seu poder de aquisição.
  4. Administração do capital de giro- esta relacionada ao monitoramento da capacidade de recursos para a realização de suas atividades operacionais, como armazenamento de ativos de curto prazo.

REFERENCIAS

Pesquisa baseada nos seguintes sites:

  • http://pt.slideshare.net/guestb54373/administrao-de-recursos-materiais-e-patrimoniais-slidesaulas
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000300002
  • http://www.acaosistemas.com/blog/2012/03/21/a-importancia-do-sistema-de-rh-na-gestao-de-pessoas/
  • http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/14876/sistema-de-remuneracao-e-beneficios
  • http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/3268/atividades-presenciais-no-processo-de-selecao-por-competencias.html
  • http://www.rhportal.com.br/recursos-humanos/Treinamento-E-Desenvolvimento-Uma-Vantagem-Competitiva.htm
  • http://www.significados.com.br/benchmarking/
  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJMsAG/areas-administrativas-suas-funcoes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com