TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução histórica da gestão da produção

Tese: A evolução histórica da gestão da produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Tese  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Administração da Produção tem a finalidade de gerenciar as operações de produção dentro da organização. Nascida há muito anos atrás, vem se desenvolvendo cada vez mais com o passar do tempo, tanto que a o empenho das equipes da área de gestão de operações é o de melhorar os processos produtivos, aperfeiçoando assim o desempenho entre máquinas e homens.

Sendo assim, será apresentado os conceitos de produção, ou seja, como é a integração dos sistemas operacionais com o capital intelectual, os sistemas utilizados na administração e produção e como é feito o controle das informações inseridas no sistema.

Para exemplificar de maneira prática serão estudados os processos de produção da empresa Estilotex, a qual apresenta como principal atividade a fabricação de tecidos para artesanato.

A Evolução Histórica da Administração da Produção

A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados poliam pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência.

Em 1764 veio à revolução industrial, com James Watt que descobriu as maquinas a vapor em substituição da força humana, com isso os artesões migraram para as fabricas. Com a revolução industrial surgiram nas fabricas padronização de produtos, processos, treinamento de mão-de-obra direta, hierarquias, planejamentos, controles financeiros, produção e técnicas de vendas. E em meados de 1790, Eli Whitney apresenta o conceito de padronização de componentes, dando inicio aos projetos de produtos. No fim do século XIX, surge nos Estados Unidos o pai da administração cientifica Frederick W. Taylor. Ele trouxe a produtividade que busca os melhores métodos no processo de produção, ou seja, produzindo maior quantidade com o menor custo, ficou conhecido como output e input.

Na década de 1910 Henry Ford cria a linha de montagem seriada, conhecida também como produção em massa, que é utilizada até os dias de hoje. Com a engenharia industrial foram desenvolvidos novos conceitos, tais como: Linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico da qualidade e fluxograma de processos.

Com isso aumenta fantasticamente a produção, citando como exemplo, por volta de 1996, ás fabricas no Brasil montavam 1800 automóveis em um dia, ou seja, uma média de 1,25 automóveis por minuto.

Na década de 1960 surgiram novos conceitos e novas técnicas, isso foi intitulado como produção enxuta. Que introduziu os seguintes conceitos:

Conceito de Just in Time

Just in time (JIT) processo que gerencia a produção, objetivando o maior volume possível da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediários e recursos humanos, no exato momento em que requerido tanto pela linha de produção quanto pelo cliente. É necessário um controle rígido para que o abastecimento aconteça na hora certa para a produção dos produtos da empresa com qualidade, evitando-se gerar estoque em excesso, escassez ou desperdício do produto.

Engenharia Simultânea

Conceito que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto os clientes como os fornecedores são também envolvidos, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de Grupo

É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes – com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando-os em processos produtivos comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com