TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A falsa medida do homem

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento 1:

GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

O mito da idade média onde a sociedade era estamental e dividida entre os que oram os que lutam e os que trabalham fazendo alusão à santíssima trindade, encontra se no texto com Sócrates em uma relação com sua idéia de organização social. Podemos perceber que a necessidade de dividir a sociedade em camadas para organizá-la é algo recorrente na história.

Todo homem nasce igual e a sociedade o rotula, e para o homem aceitar essa condição, busca-se formas de justificar esses rótulos, expressa GOULD (1991, p. 4) A ciência já possuiu papel fundamental nessa justificativa mitológica, o que conhecemos por determinismo biológico. Até hoje temos técnicas de determinar as funções sociais sendo utilizadas para segregar, como os testes psicológicos, provas de conhecimentos gerais ou específicos que servem para classificar o homem.

Expressa GOULD (1991, p. 5) O texto traz uma critica ao determinismo e ao posicionamento da ciência como fonte da verdade absoluta e objetiva. Muitas vezes a ciência foge do seu papel puramente objetivo em busca da verdade para servir as bases da organização social e política, manter-lhe e perpetuar.

A ciência por ser uma atividade humana é também um fenômeno social, possuindo seus vários aspectos subjetivos GOULD (1991, p. 5). A ciência se baseia na confirmação material das certezas humanas e as certezas humanas derivam dos aspectos culturais que variam e são específicos de cada sociedade.

A falsa medida do homem então seria essa perpetuação do mito socrático de classificação do homem para os dias atuais, na quantificação e hierarquização do homem pela inteligência, que é um conceito abstrato, porém que serve para indicar em que grupos sociais um homem deve se alocar e aceitar essa condição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com