TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e o mundo .

Por:   •  23/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Administração

ATIVIDADE:

Aulas:  01/02/03/04

Aluno: Allan Henrique Santana Viana

RGM: 021.298

Polo: Dourados

Disciplina: PSICOLOGIA

ANO LETIVO:

2017

DATA PARA ENTREGA:  

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 2][pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 1

1- A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e o mundo. Então, nem a Psicologia, nem o homem está pronto e acabado. Considerando a aula 01 Elabore um texto sobre Psicologia, descreva o objeto de estudo da psicologia e suas principais especialidades.

O objeto de estudo da psicologia é o ser humano e sua subjetividade.

Suas principais especialidades são: Psicólogo clínico, psicólogo orientador, psicólogo experimental, psicólogo escolar, psicólogo educacional, psicólogo industrial e organizacional, psicólogo social, psicólogo do desenvolvimento, psicólogo da personalidade, psicólogo comunitário, psicometrista (quantativo) e ergonomista.

2- Elabore um texto e explique as principais abordagens do século XX: Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.

Behaviorismo, “Behavior” ou comportamento. Tornou-se importante por ter definido o fator psicológico de forma concreta a partir da noção de comportamento. A interação do homem com o ambiente foi o ponto de partida desta teoria. Skinner formulou o conceito de comportamento operante, que inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm algum efeito sobre o mundo.

A Gestalt, nasceu na Europa e surgiu em protesto contra as ideias das escolas que surgia no início da psicologia cientifica, que tinha uma visão fragmentada das ações e processos humanos. Postulava uma ideia da necessidade de compreender o homem como uma totalidade.

Sua tradução mais próxima do português seria forma ou configuração. Gestalt também define como objeto de estudo o comportamento, mas em sua visão o comportamento deve ser estudado em seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram as percepção de estimulo. A maneira como percebemos, altera nosso comportamento.

A Psicanalise nasceu com Freud na Austria, a partir da pratica medica recuperando para a psicologia a importância da afetividade e postulando o inconsciente como objeto de estudo quebrando a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão.

A psicanalise caracteriza-se pelo método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio da ações e palavras até mesmo pela imaginação, sonhos.

ATIVIDADES DA AULA 2

1. O trabalho tem sido no desenrolar dos séculos, o grande fator de estabilidade do progresso humano. Explique sobre a importância da Psicologia Organizacional para as pessoas no ambiente de trabalho.

As pessoas têm, ideias, valores éticos e morais que influenciam no ambiente de trabalho, a psicologia organizacional é importante para o desenvolvimento das pessoas e consequentemente da organização, não se limita somente ao recrutamento, mas também a aplicação de testes, acompanhamento pessoal, treinamento, visando o bem estar de cada indivíduo e ao desempenho superior da organização. De uma maneira geral, analisa o perfil de um indivíduo e o insere no mercado na área que mais se destaca.

2- O homem, desde os primórdios, busca incessantemente, meios e estratégias para vencer os desafios de sua sobrevivência e desenvolver ao longo dos tempos, capacidades e habilidades para gerar ideias, inovações e tecnologias para seu melhor funcionamento no trabalho. Disserte sobre a importância da relação do homem com o trabalho.

A importância do trabalho vai muito além das necessidades do capital, pois envolve, além disso, o trabalho é uma fonte de prazer e satisfação e está relacionado com as expectativas de progresso e desenvolvimento pessoal. Visto como um desafio, o trabalho é uma forma de auto realização. O trabalho é uma fonte de sobrevivência.

ATIVIDADES DA AULA 3

1- A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Assim, pode ser vista como um fenômeno social que ocorre exclusivamente nos grupos sociais. Chiavenato (2000), relata que as teorias sobre liderança podem ser classificadas em três grupos. Após leitura da aula 03, explique esses grupos e dê exemplos.

Teorias de traços de personalidades; define o líder como aquele que possui alguns traços específicos de personalidades (físico, intelectual, social, capazes, relacionado com tarefa) de influenciar o comportamento das demais pessoas. Um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso. Um líder é sempre líder durante todo o tempo e em toda e qualquer situação, o que não ocorre na realidade. Uma pessoa pode liderar um setor onde trabalha mas é submissa em sua residência.

Teoria sobre estilos de liderança; essa teoria fala como é o comportamento do líder em relação aos seus subordinados, maneiras pelas quais orienta sua conduta, isto é, seu estilo de comportamento para liderar não se preocupa com características pessoais de personalidade, possui três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática.

Teorias situacionais de liderança; explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo ou característica de liderança. Cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados. O líder é capaz de se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas. Tarefas repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe. O líder pode exercer estilos de liderança diferenciados para cada um de seus subordinados, buscando adquirir o máximo que o subordinado tem a oferecer de acordo com suas habilidades. Dependendo da situação, um líder poderá assumir diversos tipos de liderança, assim poderá dar maior liberdade aos subordinados nas tomadas de decisões, ou poderá impor maior autoridade ao subordinado indisciplinado.

ATIVIDADES DA AULA 4

1- Visando Conhecer as contribuições da psicologia social para o trabalho de equipe; após ler a apostila e ler os textos elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

  1. Papeis sociais;
  2. Grupos sociais;
  3. Interações sociais.

O Papel Social é um conceito que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade, o papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social os quais determinarão diversos padrões sociais, existe vários tipos de papeis sociais, um exemplo é a escola, sua principal função é o ensino e aprendizagem dos indivíduos.

Os grupos sociais são definidos pela interação entre as pessoas e o sentimento de identidade existente, é a forma básica de associação humana, um grupo social possui uma função importante na configuração da sociedade, uma vez que auxilia na criação de uma identidade grupal, bem como na formação dos gostos e preferências, valores e visões de mundo.

Interação social é uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades, por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social onde desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e criando relações.

Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.

Bons Estudos.

Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (115.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com