TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A hermenêutica e a interpretação são sinônimos?

Seminário: A hermenêutica e a interpretação são sinônimos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Seminário  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  2.279 Visualizações

Página 1 de 2

Hermenêutica e interpretação são sinônimas? Quase, segundo alguns autores sim. Hermenêutica vem de Hermes, de poder descobrir o sentido das coisas.É a teoria cientifica da arte de interpretar.Por conseqüência, interpretação é a aplicação prática da hermenêutica.

 O direito existe para ser aplicado, porém antes é preciso interpretá-lo pois só se aplica bem o direito quando se interpreta bem. Não basta aprender a lei, é preciso entender e expressar o seu conteúdo. Ex: direito a férias, por quê? Por cansaço stress etc.

Ainda assim a lei pode apresentar lacunas.

Definições de interpretação jurídica:

 Aprender ou compreender os sentidos implícitos nas normas jurídicas.

 Serve para indagar a vontade atual da norma e para determinar o seu campo de incidência.

 Revela o pensamento que se encontra em suas palavras.

Significado da interpretação:

Significa revelar o conteúdo (1) e o alcance (2) da norma jurídica (3).

1)Revelar o sentido (conteúdo): Não basta conhecer o significado das palavras, mas sobretudo descobrir a finalidade da norma. Ex: lei que concede férias.

2)Fixar o seu alcance: Significa delimitar o seu campo de incidência conhecendo sobre os fatos sociais em que circunstancias a norma jurídica tem aplicação. Exs: CLT, sansão ao menor de 18 (ECA), ato infracional, sansão ao maior de 18 (C. Penal), crime /delito. Relação Fornecedor/revendedor aplica-se o C.C ou o C.COM. Relação revendedor/consumidor aplica-se o CDC, pois aqui é consumidor final.

Parece piada, mas... Se eu tenho uma empresa jurídica e compro papel higiênico para uso de meus funcionários, não é consumidor final. Pois é uma relação entre empresas.

3)Norma jurídica: Não são apenas as leis que precisam ser interpretadas, embora elas sejam o objeto principal da interpretação, todas as normas jurídicas podem ser objeto de interpretação, sejam elas leis, sentenças, negócios jurídicos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com