TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: “Sin City, a cidade do pecado”

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 10

Análise do filme: “Sin City, a cidade do pecado”

                    Sin City, no Brasil Sin City - A Cidade do Pecado, é um filme de 2 horas e 21 minutos do ano de 2005, foi adaptado do graphic novel do mesmo titulo. É baseado em quatro histórias do hq de Frank Miller, que são: Sin City (The Hard Goodbye), The Customer is Always Right, The Big Fat Kill, That Yellow Bastard. É dirigido pelo o próprio Frank Miller e também Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. Os gêneros do filme são romance, ação, terror, humor e suspense.                                                                                                                                                          

                    O filme apresenta histórias independentes, sendo estruturado ao redor de três principais , mas que se cruzam em algum ponto. A primeira história é That Yellow Bastard  e em seguida  a curta história de nome The Customer Is Always Right, depois segue com The Hard Goodbye e finaliza com The Big Fat Kill. A seleção e a nova organização de trechos das histórias de Frank Miller encadeiam personagens, promovem o cruzamento de enredos e invertem a ordem dos acontecimentos.                                                                                                                      

                   O filme é uma tentativa de reproduzir rigorosamente as cenas dos quadrinhos desenhadas pelo autor. Tanto o cenário, como também caracterização dos personagens. Os gestos e posições dos personagens são reproduzidos dos quadros para as cenas. E também os tons preto, branco e cinza ajudam a dar semelhança as histórias de Miller.                                

                   As cores do longa-metragem são conotações carregadas de significado que são transmitidas para o expectador. São predominantes as cores preto, branco e cinza. Assim como nos quadrinhos, o filme possui um aspecto sombrio marcado por alto-contrastes que lembrem a atmosfera dos filmes noir (raízes no expressionismo alemão). Sin city também possui cores puras como vermelho, azul e amarelo que se destacam em personagens, sensualidade e violência presentes em suas histórias.                                                                                                      

                   O preta é a cor mais presente no filme, que representa o universo de Sin City e retrata uma cidade envolta por escuridão, maldade e mistério. A iluminação dos personagens é feita lateralmente, o que produz um efeitos em diversas cenas do filme em que apenas a parte central do rosto dos personagens fica escura. O preto na face dos personagens representa mistério, passa um sentido de que não se pode confiar nos moradores de Sin City. O contraste na face dos personagens também indica o dualismo de suas personalidades, representando que não há ninguém inteiramente bom naquela cidade.                                                                  

                   Enquanto a cor preta representa as leis morais de Sin City, o branco está presente nas cenas que possuem algo contrário as leis daquele ambiente. Ele aparece, por exemplo, quando algum personagem tem uma ação ou comportamento moral destoantes da cidade do pecado. O branco pode representar paz, esperança, vida, transparência, bondade, altruísmo e pureza que são características opostas a cidade. Tem a função principal de causar um contraste visual, e muitas vezes, é utilizado esteticamente no filme. O sangue no filme às vezes é retratado em um branco forte, que é usado para destacar o restante da cena.                                                                                                          

                   Os objetos e cores vivas de alguns personagens possuem significados próprios e se contrastam com outros elementos das cenas. Como o rosto de Kevin (Elijah Wood), que é sombrio como seu caráter, que contrasta com os seus óculos branco representando ser observador, característica presente no assassino. Os óculos também ajudam a reconhecer o personagem quando aparece no filme encoberto de mistério.                                                                                                            

                   O colar de e os brincos Becky também são brancos e possuem vários pingentes de cruzes e símbolos de paz e amor, o que é contrário a personagem, que trai suas amigas. A sombra de um dos homens de Rourke Jr no inicio do filme significa a maldade, que entra em contraste com Nancy, que parece ter luz própria. E a gravata do detetive John possui um branco intenso também.                                                                      

                   O filme é um retrato mais fiel possível dos quadrinhos, tanto os cenários, como as cores, os personagens, as cenas e a narração da história são inspirados no hq Sin City, mudando pouco coisa dos quadrinhos para as telas.

Sinopse do filme

“That Yellow Bastard”

                  Em uma cidade aonde predomina a criminalidade e corrupção, John Hartigan (Bruce Willis) é uma das poucas pessoas honestas que habita naquele ambiente. No seu ultimo dia de serviço resolve tentar salvar Nancy, uma garota de 11 ano que está prestes a ser abusada por Roark Jr. Ele é um pedófilo e filho de um dos homens mais poderosos de Sin City. John consegui salvar a menina, porém é preso acusado injustamente por abusar da mesma. Passa 12 anos na cadeia se comunicando com a garota por cartas. Quando sai vai a procura de Nancy. Enquanto isso um homem amarelo e estranho o segue. Descobre que é Nancy uma dançarina de uma casa noturna. Eles vivem juntos uma espécie de romance proibido. O homem amarelo na verdade é Roark Jr. que tenta se vingar sequestrando Nancy e tentando matar John. Mas não consegue e no final é morto pelo detetive. Depois de reencontrar Nancy, John se despede dela, e logo em seguida se suicida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com