TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRADUÇÃO DO ARTIGO: VANGUARDIA: EL COMIENZO DE UN UNIVERSO SIN TRAGEDIA

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.496 Palavras (18 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 18

Tradução: Vanguardia: el comienzo de un universo sin tragedia

Hernández Correa, JR (2019). Vanguardia: El comienzo de un universo sin tragedia.

As vanguardas artísticas construtivistas da primeira metade do século XX queriam romper com a arte tradicional e tirar emoções pessoais e subjetivismo. Procuraram uma arte objetiva e científica baseada em um vocabulário feito com os elementos resultantes da destruição inicial. Eles queriam criar um elementalismo de formas baseado em um código estruturalista universal e eterno que validasse seus trabalhos e que estivesse acima das diferenças entre diferentes grupos e diferentes tendências e países. Com esse elementalismo estruturalista, eles procuraram nada menos do que construir um novo universo e um novo ser humano salvo da tragédia.

A arquitetura de vanguarda vem da investigação espacial da pintura e escultura. Neles, os elementos formais foram individualizados, e agora é a técnica que deve lidar com os aspectos construtivos. É, portanto, fundamentalmente uma linguagem formal. O artista precisa projetar formas e criar um vocabulário básico e elementar da arquitetura.

O objetivo da ciência é garantir estaticamente esses volumes elementares, que criam novos relacionamentos e tensões no espaço. A superação básica, do apego à terra, é muito ampla e requer a superação da força da gravidade. Exige o objeto suspenso, a arquitetura físico-dinâmica. Mesmo assim, a realidade atual impõe o redimensionamento desses projetos e idéias para o futuro, seu núcleo saudável já está claro hoje.¹

El Lissitzky, La reconstrucción de la arquitectura en la U.R.S.S., 222.

Essas formas - ainda inviáveis, mas já claramente definidas - são os elementos que construirão um universo estruturado, uma ordem que se opõe ao caos. São as palavras que precisam falar um novo idioma e, portanto, serão obrigatórias assim que o código for estabelecido.

Figura 1. El Lissitzky, Proun, 1919-23, litografia. Fuente: Nakov, Dadá y Constructivismo, 126.

As altas exigências impostas pela revolução cultural enraizaram-se na consciência e na sensibilidade da nova geração de arquitetos. Nosso arquiteto está ciente de participar, através de seu trabalho, como colaborador ativo, na construção de todo o mundo.

[...]

Uma obra que deseja ser do nosso tempo deve conter invenção. Nosso tempo requer soluções figurativas, derivadas de formas elementares (geometria). A luta contra a estética do caótico continua. É necessária uma ordem consciente.

[...]

Como no caso do engenheiro, no caso do arquiteto, o resultado deve ser fruto de uma dedução automática. Somente a introdução de novas estruturas e novos materiais é reconhecida como necessária e espera-se que o trabalho resulte como resultado autônomo.²

El Lissitzky, La reconstrucción de la arquitectura en la U.R.S.S., 50-52.

Figura 2. El Lissitzky, Espacio Proun, 1923, (reconstruido en 1965). Fuente: Nakov, Dadá y Constructivismo, 164.

É o mesmo em De Stijl, que também rejeita o individualismo e defende a universalidade das abordagens e do código. O neoplásico é mais concreto que o suprematista, mas sua intenção é a mesma.

Se for encontrado um caminho para que a arte não dependa de cada artista, de seus caprichos, gostos ou sentimentos, mas responda a leis fixas - o que não significa necessariamente esclerotizadas - ou seja, a um código, será resolveu a tragédia do indivíduo, o expressionismo.

Esse foi o ambiente que foi respirado nas vanguardas construtivistas.³ Podemos ver outros exemplos semelhantes

3. Entendemos o construtivismo em um sentido amplo, de acordo com a Internacional Construtivista.

A unidade de toda a humanidade é necessária, pois é necessário um homem de ação novo e único. Queremos nos construir, de acordo com um novo modelo, um novo plano e um novo sistema; queremos construir de tal maneira que todas as forças da natureza se unam ao homem e formem uma face única e onipotente.4

4. Malevich, El nuevo realismo plástico, 110.

Por causa do sistema econômico, todos estão sujeitos a essa medida [a economia] e não podem fazer nada que seja separado do sistema geral. A cidade comunista não surge do caos das construções pessoais, mas de acordo com o plano geral; a forma de cada coisa sairá do geral, mas não surgirá ao capricho de uma pessoa isolada.

A liberdade da pessoa não pode ser outra coisa senão a reconciliação com a liberdade geral.5

5. Malevitch, El nuevo realismo plástico, 111.

Um dos pontos mais importantes em que difere das antigas concepções de arte é que, na nova concepção artística, a personalidade do artista não se destaca. O neoplasticismo da idéia estética é o resultado de uma vontade geral de estilo.6

6. Doesburg, Principios del nuevo arte plástico y otros escritos, 33.

Figura 3. Kasimir Malévich, Rectángulo negro y cuadrado rojo, ca. 1915. Fuente: Nakov, Dadá y Constructivismo, 38.

O elementalismo construtivista destruiu o objeto e agora, com os fragmentos, vai construir um novo ambiente. Para isso, um código foi estabelecido durante a fase de decomposição - em vez disso, o código foi desvendado, platonicamente, descobrindo e resgatando-o de onde estava oculto. E agora, com o código em vigor, a construção deve ser automática, sujeita a padrões universais.

A palavra "arte" não significa mais nada para nós. Exigimos que seja substituído pela construção de nosso ambiente, de acordo com as leis criativas derivadas de princípios bem definidos. [...] Essas leis não podem ser produzidas pela imaginação: elas existem. Eles só podem ser descobertos através de trabalho e experiência cooperativos. [...] Nossa era é inimiga de toda especulação subjetiva em arte, ciência, tecnologia e qualquer outro campo. O espírito moderno, que já governa quase completamente a vida moderna, opõe-se à espontaneidade animal (lirismo), dominação pela natureza, arabescos e outras artes culinárias.

Para construir o novo, precisamos de uma metodologia, isto é, de um sistema objetivo.7

VIII A era da destruição terminou completamente. Uma nova era começa:

A GRANDE ERA DA CONSTRUÇÃO 8

Para que a construção seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com