TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A implementação da liderança de Peter Drucker

Tese: A implementação da liderança de Peter Drucker. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Introduzido popularmente por Peter Drucker a administração por objetivos é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e os colaboradores desempenhem suas funções em prol destes objetivos e que haja a total compreensão das mesmas.

O conceito implica em uma técnica sistemática de gerência com ênfase no planejamento e no controle, é uma técnica participativa de planejamento e avaliação, através da quais superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários. Estabelecendo objetivos a serem alcançados em um determinado tempo e em termos quantitativos dimensionando as respectivas funções, controlando sistematicamente o desempenho e efetuando as alterações necessárias.

A administração por objetivos possui algumas características básicas dentre as quais podemos mencionar:

Estabelecer de objetivos pelos executivos e superiores;Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar;Interligação dos objetivos Departamentais;Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle;Fixação dos objetivos globais da empresa;Participação atuante da chefia;

. Vantagens da Administração por objetivos: concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; Identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; Identifica onde mudanças são necessárias e procura melhoria contínua nos resultados; Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.

Limitações: O fenômeno taxa de objetivos. Quando recompensas são baseadas na avaliação de desempenho, os funcionários adotam uma orientação de racionalidade econômica para com os objetivos, isto é tentam estabelecer objetivos no nível mais baixo para poder alcançá-los. A estruturação da avaliação de desempenho. Com ênfase no alcance dos objetivos de cada participante. Provoca mais a preocupação individual do que do grupo. A falta de comparabilidade dos padrões de desempenho. O estabelecimento de padrões para alcance de desempenho, por nível de dificuldade é impossível; a definição das dificuldades dos próprios objetivos pelos participantes é determinada mais por habilidades de barganha deles do que por critérios de equidade. A síndrome do gargalo. Os objetivos devem ser estabelecidos para cada unidade de trabalho, no período anual de operação e devem ser alcançados a um mesmo tempo; isto cria um tremendo estrangulamento nas atividades dos gerentes e supervisores.

Substituição da descrição de controle por mensuração. O esquema de avaliação de desempenho deve satisfazer os requisitos de um sistema de mensuração; se, todavia, ocorrer que alguns casos não estejam cobertos pelas regras estabelecidas, o processo de avaliação fica sob o controle dos caprichos dos avaliadores. A inutilidade como um preletor para decisões de promoção. O desempenho em um cargo de nível mais baixo pode predizer o desempenho num cargo de nível mais alto somente se os dois cargos compartilharem atividades. As medidas de desempenho em funções específicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com