TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da tecnologia da informação no desenvolvimento humano no Brasil e no mundo

Tese: A importância da tecnologia da informação no desenvolvimento humano no Brasil e no mundo. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

<< ver todos os artigos >>

<< voltar

Índice

próximo capítulo >>

Uma Visão da Informática

A importância da tecnologia da informação no desenvolvimento humano no Brasil e no mundo

Parte 1: A importância da tecnologia da informação no desenvolvimento humano no Brasil e no mundo

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, mas isso não acontece por simples luxo, mas sim porque o avanço tecnológico é cada vez mais necessário para o desenvolvimento da humanidade. Apesar disso, ainda há muitas ações de não-aceitação de investimentos nessa área, o que prova que muitos não compreendem, ou não querem compreender, a importância da tecnologia.

Há grupos que fazem campanha contra esse avanço, dizendo ser apenas um modismo que gasta muitos recursos, recursos esses que poderiam estar sendo gastos com metas de desenvolvimento mais tradicionais. Eles alegam que os pobres não podem comer computadores. Porém, como alertou o Administrador do PNUD, Mark Malloch Brown, no Relatório de Desenvolvimento Humano 2001, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), "Ignorar os progressos tecnológicos na medicina, agricultura e informação poderá significar a perda de oportunidades para transformar a vida das pessoas pobres".

A importância da tecnologia da informação pode ser notada em diversas áreas. Na medicina, por exemplo, o progresso tecnológico está resultando no aumento da esperança de vida, tanto de pobres quanto de ricos. Há um grande impacto também no desenvolvimento, pois podem contribuir na superação da exclusão social (inclusive digital), econômica e geográfica, no aumento do acesso à informação e à educação, e possibilitar que as pessoas pobres participem em número maior de decisões que afetam as suas vidas.

O RDH 2001 retrata a importância da tecnologia em nossas vidas e o quanto cada país está utilizando essa ferramenta para o desenvolvimento de sua população e do mundo.

O Brasil ficou em 43º lugar (em um total de 72 países) no novo Índice de Avanço Tecnológico (IAT) do PNUD, em um time que incluir países tão diversos quanto o Uruguai, Tailândia, China, Índia, África do Sul e Irã. Esse índice não é uma medida de qual país está liderando o desenvolvimento tecnológico mundial e sim como esse país está participando na geração e uso da tecnologia, principalmente na difusão dessa tecnologia entre a sua população, objetivando criar uma rede de pessoas com capacidade de usar os avanços tecnológicos.

A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas; reduziu custos e acelerou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com