TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Internet no Brasil

Por:   •  15/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Internet no Brasil

Introdução

Hoje em dia a internet é uma ferramenta indispensável na vida do ser humano, por inúmeras razões que iremos destacar ao longo do  texto. Só que infelizmente no Brasil existem regiões que não tem acesso a internet por motivos financeiros ou porque ainda não chegou até sua região como é o caso da zona rural. Em contra-partida existem regiões que tem maior concentração de usuários da internet, que é o caso da zona sul e sudeste por terem mais investimento nas regiões. Hoje nas residências a porcentagem de possuir internet vem crescendo cada dia, assim como a velocidade em banda larga.

Atualmente a internet está sendo utilizada pelas pessoas como um meio de comunicação e entretenimento e está sendo de extrema necessidade, pois sabemos que hoje ela representa uma ferramenta fundamental para facilitar o nosso dia-dia.

Sabemos que esta ferramenta chamada Internet traz vários benefícios para a vida do cidadão, como: educação; cultura; comunicação; possibilidade de exploração de novas oportunidades: fazer cursos a distância, trabalhar pela internet, conhecer lugares virtualmente, fazer compras on-line sem sair de casa, ter acesso a livros e enciclopédias, obter informações diversas, entre outros.

A internet também está sendo de grande importância para as empresas, sendo uma peça fundamental, pois é através dela que há grandes negociações, tomadas de decisões e organização.

Analisando os recursos e benefícios que a internet hoje tem, podemos dizer que é de extrema importância que o Brasil invista mais nesta tecnologia, para favorecer a vida de todos os brasileiros dando a eles a oportunidade de crescimento econômico e social, descartando assim a desigualdade social.

Mas infelizmente sabemos que este descarte está longe de acontecer, pois a pesquisa mostra que a desigualdade social vem crescendo a cada ano.

Nos últimos cinco anos os internautas estão crescendo, e analisando quem são estes internautas podemos ver quais são as regiões que mais tem acesso a internet e a partir deste ponto podemos ver quem são as classes que são mais e menos favoráveis. Na pesquisa demonstrada vimos que a zona rural tem apenas 10% de acesso a internet em sua casa, sem contar que tem pessoas que nunca nem acessaram a internet, na área urbana apenas 44% tem internet em casa. Os entrevistados alegam que a disponibilidade e a baixa renda é o motivo de não acessarem a internet.  Já na Zona Sul e Sudeste são os que mais acessam a internet porque há maior concentração de provedores em suas regiões. Pesquisa mostra que este fator precisa ser bem tratado pelas políticas públicas porque já aponta um índice de esgotamento, o que dá a entender que apenas o Sul e Sudeste estão sendo favorecidas em investimento, não sobrando espaço para outras regiões.

Com o crescimento da utilização da internet, hoje as residências têm um alto índice de crescimento de aparelhos como computador fixo, portátil e móvel, todos com acesso a internet.

A Pesquisa mostra que a expansão da tecnologia está dominando os usuários tanto em modernidade, facilidade como também na velocidade de banda larga e com isso o uso da internet discada, lan house estão aos poucos deixando de serem utilizadas.

Conclusão:  

A internet nos dias de hoje está sendo uma ferramenta importante e trazendo  grandes benefícios, quer seja na utilização doméstica, escolas, empresas etc. Apesar de haver um avanço de internautas, e utilização de aparelhos  ligados a internet em residências, existem desigualdade social em relação a utilização da internet. Isto porque há regiões que são mais investidas do que outras, como vimos o caso entre a zona rural e a zona sul / sudeste. Neste caso é preciso avaliar que se todos forem beneficiados não só com a internet como também com a tecnologia dos aparelhos móveis, entre outros, dará ao cidadão brasileiro o direito de ficar conectado com o Brasil e o Mundo utilizando estas ferramentas para seu crescimento educacional, cultural, de expandir seus negócios empresariais ajudando assim no desenvolvimento socioeconômico do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com