TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Tutor Presencial

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

RESUMO

Este artigo de pesquisa tem como objetivo falar sobre a importância do tutor presencial na Educação a Distância, analisando como a atuação deste profissional contribui no processo de ensino aprendizagem do aluno da Educação a Distância. O papel do tutor presencial na educação a distância não se limita em fazer a mediação pedagógica com o aluno, mas também contribuir para o sucesso e bom andamento da educação a distância. Analisaremos de forma rápida e breve os conceitos de educação a distância e aluno, uma vez que estes estão interligados com o tema. A dissertação deste artigo foi organizada a partir de pesquisa bibliográfica, análise de livros e sites, sempre com a intenção de ressaltar a figura do tutor presencial no modelo de ensino da educação a distância.

Palavras chaves: Tutor presencial, Aluno e Educação a Distância.

INTRODUÇÃO

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. (FREIRE, 2003, p. 47)

A Educação a Distância nos últimos anos vem apresentando um crescimento muito significativo, não só no Brasil, mas no mundo de uma forma geral. De acordo com uma matéria da Revista Nova Escola (Novembro 2009), vem destacando que a educação a distância se torna muito interessante e atrativa pelas facilidades oferecidas por ela, como a flexibilidade que o aluno tem em não precisar frequentar as aulas todos os dias ou mesmo a comodidade para aquele aluno que mora longe de uma instituição de ensino e sendo a distância ambos podem cursar.

Mas quando falamos em Educação a Distância, muitas vezes poderá surgir o questionamento de como fica o aluno sem um professor, como ele irá se orientar e adaptar, somente utilizando as tecnologias que o curso oferece; será neste momento que a figura do tutor presencial ganhará destaque, ele não atuará somente como mediador entre o aluno e o conhecimento, o seu papel será de apoiar e acompanhar o aluno, sendo um facilitador no processo pedagógico.

A proposta deste artigo é que possamos fazer uma reflexão sobre a importância do Tutor Presencial na Educação a Distância , analisando suas ações e contribuições pedagógicas, a intenção desse tema é discutir como o tutor presencial atuando como facilitador e mediador do processo pedagógico poderá ser importante na trajetória do aluno da Educação a Distância.

Segundo Pretti (1996, p.45),

O tutor constitui um elemento dinâmico e essencial no processo ensino aprendizagem, oferecendo aos estudantes os suportes cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivo e social para que estes apresentem um desempenho satisfatório ao longo do curso. Deverá, pois, ter participação ativa em todo o processo. Por isso, é importante que se estabeleça uma vinculação dialogal e um trabalho de parceria entre o tutor, o professor/especialista e a equipe pedagógica.

Nos dias de hoje não podemos falar em educação sem citar a Educação a Distância e suas contribuições, sabemos que educar é uma atividade humana e a Educação a Distância mesmo trabalhando com todos os avanços tecnológicos não poderá assegurar a aprendizagem do aluno, sendo assim o apoio do tutor presencial atuando junto com o tutor a distância e coordenação irá contribuir para o sucesso desta modalidade de ensino.

O objetivo é que no final deste trabalho possamos perceber que o tutor na modalidade do ensino da Educação a Distância tem um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do aluno.

O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O presente artigo é o resultado uma pesquisa qualitativa, totalmente bibliográfica, uma análise em cima da trajetória da Educação a Distância, com leitura de livros e artigos, pesquisas em revistas e sites; sempre buscando informações sobre a importância do tutor presencial na modalidade de ensino da educação a distância.

Segundo Belloni(2008), a educação a distância tornou mais sólida, percorreu um caminho que no inicio recebeu algumas criticas e muitas vezes houve rejeição por professores de universidades públicas, agora ela aparece como uma opção de estudo que não tem mais volta, já faz parte da modalidade de ensino dos dias atuais.

Niskier(2000, p.49), diz que:

A EAD tornou-se a modalidade fundamental de aprendizagem e ensino, no mundo inteiro. Antes cercada de mistério, hoje é até mesmo reivindicada por sindicatos poderosos, no Brasil, onde o seu prestigio cresce de forma bastante visível. Parte-se de um conceito extremamente simples: alunos e professores separados por uma certa distância e, as vezes pelo tempo. A modalidade modifica aquela velha idéia de que, para existir ensino, seria sempre necessário contar com a figura do professor em sala e de um grupo de estudantes.

A educação torna o ser humano mais dono de si, ter um olhar diferente sobre a realidade é através dela que ele se sentirá emancipado culturalmente, dono de suas próprias escolhas, tendo condições de se adaptar em novas situações muitas vezes buscar uma melhor qualificação profissional ou até mesmo realizar um sonho de ter um diploma.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Os cursos da Educação a Distância vêm se tornando cada vez mais comum nas instituições brasileiras, este fato pode ser por conseqüência de custo menor quando comparando com cursos presenciais ou mesmo por questões de disponibilidade de horários ou por questões de localização, pois nos cursos da modalidade da Educação a Distância existe essa flexibilidade. Podemos dizer que a Educação a Distância cria meios para os alunos adequarem seus estudos com sua rotina de vida e trabalho. Mas é bom ressaltar que a Educação a Distância não veio para substituir a educação presencial convencional e sim como uma opção a mais ao aluno.

A história da Educação a Distância no Brasil teve seu inicio em 1904, mas foi a partir de 1930 é que se desenvolveu e vem crescendo a cada dia, devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com