TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Tese: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NORMAS DA ABNT

Prof. Ms. Fábio Goulart de Andrade

LONDRINA

2009

1

1 Formato

Os textos devem ser digitados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte ARIAL tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em fonte Arial tamanho 10.

No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento entrelinhas simples, onde não se faz uso de aspas.

2 Margem

As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

3 Espaçamento entrelinhas

Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e de tabelas que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.

As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por dois espaços simples.

Os títulos das seções ou elementos devem começar na parte superior esquerda da página e ser separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5, entrelinhas. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços 1,5 entrelinhas.

4 Indicativos de elemento (seção)

O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere.

5 Títulos sem indicativo numérico

Os títulos, sem indicativo numérico – agradecimentos, resumos, sumário, referências, apêndice(s) e anexo(s) devem ser centralizados.

6 Paginação

A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (a página onde está a INTRODUÇÃO é a página número “1” dos elementos textuais do TCC), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

7 Numeração progressiva

Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as seções (elementos) do TCC. Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta ou versalete, e outro, conforme no sumário e de forma idêntica, no texto.

8 Citações

As citações devem ser apresentadas conforme a ABNT NBR 10520.

REGRAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

DE ACORDO COM A ABNT – NBR 14724/2006

2

9 Siglas

Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. EXEMPLO Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

10 Ilustrações

Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

Exemplo:

Gráfico 3. Idade dos entrevistados.

Fonte: IBGE (1996, p.56)

1 Definição

Citação é a menção no texto de informação obtida de uma fonte documental que tem o propósito de esclarecer ou fundamentar as idéias do autor. São obras que foram consultadas para a realização do trabalho. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se os direitos autorais.

As citações bibliográficas devem ser representadas por chamadas de autor (pessoa física ou entidade coletiva) ou título, seguindo a mesma entrada das referências listadas no final do trabalho.

A citação pode ser de forma direta (citação direta) e de forma indireta (citação indireta).

2 Citação direta

É a citação textual. É a transcrição literal de texto de outro autor, que deve estar reproduzida entre aspas e obrigatoriamente indicada a página.

As citações curtas (com até 3 linhas) são inseridas no texto entre aspas.

Exemplo – autor inserido na sentença:

De acordo com Severino (2000, p.106) “as citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelam úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor”.

Ou quando o autor não faz parte da sentença.

“As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelam úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor” (SEVERINO, 2000, p. 106).

3 Citação direta com mais de 3 linhas

As citações longas (mais de 3 linhas) são transcritas em parágrafo independente, com recuo de 4 cm e tamanho de letra menor que o do texto (fonte Arial tamanho 10) e não devem estar entre aspas, o espaçamento entrelinhas é simples.

Exemplo:

A dispinéia é freqüentemente multifatorial e constitui um sintoma devastador entre doentes com câncer em estado avançado, ocorrendo dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com