TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A medida provisória 595, que reúne alterações no novo quadro regulatório para o setor portuário brasileiro

Artigo: A medida provisória 595, que reúne alterações no novo quadro regulatório para o setor portuário brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

Representantes do Conselho Diretor da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação) reuniram-se em Brasília, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), para avaliar o pacote de portos do governo federal lançado no final do ano passado. Eles discutiram os principais tópicos da Medida Provisória 595, que reúne as mudanças no novo marco regulatório do setor portuário do Brasil.

O plano anunciado pelo governo federal de construir mais 10 mil quilômetros de ferrovias vai apenas levar o Brasil a ter a mesma malha que existia há pouco mais de meio século.

Sinônimo de progresso, o transporte por trilhos, que semeou cidades por todo o país, chegou ao auge no final da década de 50, quando as estradas de ferro somavam 38 mil quilômetros no território brasileiro.

Atualmente, as vias férreas do país, de acordo com dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), somam 29 mil quilômetros, sendo 5 mil sem operação.Antes dedicadas principalmente ao transporte de passageiros, as ferrovias começaram a ganhar importância na parte de carga principalmente a partir de 1970. Nessa época, entretanto, os trens já começavam a entrar em declínio devido ao incentivo ao transporte rodoviário no país.

Após o período de sucateamento, a malha foi concedida à iniciativa privada em 1997. Hoje, o modal ferroviário responde por um quarto do transporte de cargas no país.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com