TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A observação do espaço e sua análise vêm sendo discutidas desde muito tempo

Artigo: A observação do espaço e sua análise vêm sendo discutidas desde muito tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  296 Visualizações

A observação do espaço e sua análise vêm sendo discutidas desde muito tempo. Bauman neste segundo capítulo nos diz que muitas das medidas de espaço e reorganização do mesmo, já estão ultrapassadas. E reforça a grande guerra travada em nome de sua organização e dominação pelo Estado com as sucessivas batalhas de reorganização. A legibilidade e transparência do espaço são consideradas características que fazem diferença na ordem nacional – a compreensão do espaço para o uso do Estado. Bauman ressalta que durante toda a história essas características foram observadas, porém na modernidade elas são perseguidas como tarefas importantíssimas. Nessa compreensão, o autor fala em mapear o espaço de maneira a exercer o poder e a incerteza. Cita, então, o Panóptico de Foucault, onde supervisores ocultos jamais vistos exercem vigilância sobre as pessoas. Bauman contrapõe o Panóptico ao banco de dados, criação moderna de controle e menos utopista. O Panóptico garante a imobilidade e banco de dados a mobilidade. Cita ainda o Sinóptico, que seria um vigilante que seduziria as pessoas, onde os locais observam os globais e não os locais observando os locais como é o Panóptico. Ambos pela transparência e legibilidade.

Existe no capítulo terceiro um ponto chave do livro que são os Estados e a questão da soberania moderna, transpassada por conceitos globalizantes e atuais. Bauman nos coloca que a atual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com