TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A postura profissional é um dos aspectos mais observados nos profissionais

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 16

A postura profissional é um dos aspectos mais observados nos profissionais. Muitas pessoas simplesmente não sabem como se comportar no ambiente de trabalho, e por isso acabam até perdendo o emprego.
Nesta aula, serão abordados diversos aspectos que devem ser observados para uma postura profissional adequada, que consequentemente resultará em uma boa imagem profissional.

A forma de falar
Deve-se evitar falar alto ou baixo demais. Os dois extremos são desagradáveis para quem escuta o que está sendo falado. Gargalhadas e uma comunicação exagerada também não são comportamentos adequados no ambiente de trabalho.
O ideal é usar um tom de voz tranquilo para falar com as pessoas, e quando for preciso chamar alguém, a recomendação é aproximar-se da pessoa e não a chamar aos gritos. É preciso evitar ainda ser arrogante ao aproximar-se de alguém, e jamais deixar de cumprimentar todas as pessoas que tiver contato no ambiente de trabalho, independente do cargo ocupado ou condição hierárquica.

A vestimenta
Para o homem:
Ao usar terno no ambiente de trabalho, a preferência é por tons escuros (como o azul marinho). Ao comprar um terno, deve-se verificar o tipo, a qualidade do tecido, o caimento do paletó (ombros e mangas) e das calças (comprimento). Se necessário, devem ser feitos ajustes.
O uso de blazer com calça social é uma opção caso o ambiente de trabalho não seja tão formal ou se o profissional não tiver contato direto com clientes. As camisas devem combinar com o terno e gravata. Assim, gravatas com qualquer estampa devem ser combinadas com camisas lisas, e camisas escuras combinam com gravatas mais claras. Deve-se evitar o uso de camisa xadrez e é preciso atenção com os colarinhos. Existe o colarinho italiano, que é menor em mais aberto, e o americano, que é maior. Nos dois casos, o nó da gravata deve ficar harmonizado e preencher o espaço entre as duas golas da camisa.
Não é preciso que as camisas sejam apenas brancas, mas os tons coloridos devem ser utilizados de forma cuidadosa, sempre combinando gravata e terno. As camisas claras e de manga longa são as mais clássicas.

Acessórios:
O uso de brincos e correntes deve ser evitado no ambiente de trabalho tradicional. Aliança e anéis são permitidos desde que sejam discretos. Algumas profissões têm como norma de segurança impedir o uso de qualquer tipo de adorno. Já os óculos de sol devem ser utilizados apenas para o ambiente externo, e retirados ao se falar com alguém.

Sapatos
Com terno, são utilizados sapatos sociais com ou sem cadarço. A dica é investir em peças de couro de boa qualidade, com solado macio e modelos tradicionais. Sandálias, chinelos e tênis são usados apenas para momentos que não envolvem o trabalho.

Gravatas
Devem ser evitadas as gravatas de estampa chamativa, personagens e crochê. Recomenda-se o uso de gravatas que possam combinar com as peças já existentes no guarda roupa, variando as cores conforme os diferentes momentos.

Cintos
Deve-se utilizar um cinto em bom estado, de preferência de couro e com fivela tradicional. É possível alternar as cores do cinto entre preto e marrom.

Pastas 
Assim como um par de sapatos desgastado é deselegante, uma pasta inadequada pode causar uma péssima impressão. Deve-se escolher uma pasta de couro (preferencialmente) e mantê-la organizada.

Relógios
O relógio é um acessório indispensável. Nas situações formais, deve ser clássico e de boa qualidade. Hoje, existem muitas falsificações de relógios de grife que até enganam aqueles que não são conhecedores. No entanto, muitos líderes empresariais sabem distinguir uma falsificação do original, o que pode causar uma situação constrangedora no ambiente de trabalho.

Cabelos e barba
Os cabelos devem estar aparados e penteados, e o gel para fixação deve ser usado com cautela, sem exagerar nos topetes, considerando que o ambiente de trabalho tradicional exige um visual mais adequado.
 
Ao optar por manter uma barba ou bigode, é importante tomar diversos cuidados, como apará-los, não exagerar no volume e ter mais atenção quanto à higiene. 
Profissionais que trabalham uniformizados em instituições de saúde, especialmente nos cargos de chefia, devem optar pela calça e camisa social com gravata sob o jaleco. O uso do branco depende da política institucional, e o jaleco deve ser utilizado apenas no local de trabalho, conforme determinação das normas regulamentadoras de saúde.

Para a mulher
Os trajes para as mulheres são mais variados se comparados às vestimentas masculinas, mas também possuem regras de uso. As mulheres podem usar tailleurs [os terninhos] compostos de blazer e saia [ou calça] e os vestidos de corte clássico.  
O tailleur deve ser ajustado ao corpo com folga, evitando que fiquem apertados e colados ao corpo. Esta regra serve para todas as roupas. No ambiente de trabalho, roupas decotadas, cavadas, com alças, transparentes, justas, muito curtas e com fendas ou aberturas não devem ser utilizadas, bem como calças ou saias de cintura baixa e que mostrem parte da barriga. O segredo é ser discreta, tanto nas cores como nas estampas. Muitas pessoas confundem a discrição e cores menos chamativas com um visual triste.
É importante perceber então que os acessórios bem escolhidos darão o charme e o requinte para o traje de trabalho. A escolha dos tecidos e cores é bastante importante, pois tecidos que amassam fácil ou de difícil secagem não são práticos.

Não devem ser usados (as)
Lingerie aparecendo [inclusive alça de sutiã], saltos altíssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem, cabelos despenteados, unhas muito longas, perfume demais, meias desfiadas, excesso de bijuterias e roupas que “marquem” as formas.

Acessórios:

Sapatos, bolsas, joias 
No ambiente de negócios mais tradicional, as mulheres devem evitar o uso de sandálias totalmente abertas. A prioridade é usar o sapato fechado, com salto médio. Deve-se evitar saltos muito altos e sapatos exóticos. O uso de “rasteiras” não é apropriado para compor um tailleur, portanto ela deve ser usada fora do ambiente de trabalho formal. 
A bolsa deve complementar o conjunto, ter um bom acabamento e tamanho equilibrado: nem minúscula, nem um “sacolão” exagerado. Muitas pessoas com recursos investem em uma boa bolsa de “grife”, mas isto não é necessário se a escolha for por um artigo discreto e de boa qualidade. Deve-se evitar o uso exagerado de adereços e optar por cores neutras escuras ou mais claras, dependendo da estação do ano. 
Os acessórios utilizados devem estar em quantidade e tamanho adequados. A regra “menos é mais” pode ser aplicada neste caso. Assim, brincos, anéis, pulseiras e colares nem sempre devem ser utilizados todos ao mesmo tempo, evitando um visual com excessos. O tamanho das peças também é importante, pois um adereço que parece lindo em um momento social, pode não cair tão bem no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com